O Céu e suas Constelações

O Céu e suas Constelações

O céu sempre foi usado como referência de tempo e espaço. Na antiguidade, caçadores e viajantes usavam diferentes disposições das estrelas no céu para saber qual direção deveriam tomar. Essas configurações das estrelas eram usadas para determinar os momentos de plantio e colheita, de calor e de frio, de seca e de chuvas.

Os eventos celestes mais importantes eram marcados por cerimônias e festas para toda a comunidade. Para que esse conhecimento não se perdesse de uma geração para outra, foram criadas histórias que relacionavam as diferentes figuras no céu com acontecimentos, reais ou fictícios, que ocorriam na terra. Essas histórias passaram a ser contadas e recontadas e de um grupo para outro, sofreram pequenas diferenças.

A Astronomia moderna passou a utilizar algumas dessas figuras para dividir o céu em diferentes regiões e assim criar o que costumamos chamar de constelações modernas.

Na apresentação de 07/04, conversaremos sobre algumas dessas figuras e de algumas histórias relacionadas a elas. Associaremos alguns fatos terrestres com o aparecimento de diferentes constelações e os astros, estrelas, nebulosas e aglomerados presentes em algumas constelações podem ser reconhecidas no céu. E não podemos esquecer das constelações criadas por indígenas brasileiros!

PROGRAMAÇÃO E VALORES