FTD Digital Arena Educacional

Escolas, Universidades, Professores e Estudantes contam com Tecnologia Educacional inédita para explorar novas formas de ensinar e aprender.

Educacional

O FTD Digital Arena além do desenvolvimento de pesquisa no formato fulldome, é um espaço de tecnologia educacional multiuso, utilizado como ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem para praticamente todas as áreas do conhecimento, assim como:

· Planetário Digital;

· Cinema 4D;

· Espaço Educacional para desenvolvimento de conteúdos em diversas áreas do conhecimento;

· Visitas educacionais guiadas;

· Aulas interativas com possibilidade de avaliação do conteúdo em tempo real por meio de controle interativo, seja uma prova ou uma discussão sobre assimilação do conhecimento apresentado na aula;

· Filmes Educacionais para todos os segmentos – Educação Infantil ao Ensino Médio;

· Guia do Professor para aplicação de atividades pré e pós-visita para cada Filme Educacional.

Inove e invista na primeira plataforma tecnológica de imersão multicultural e didática de alta definição do Brasil! Entre em contato e agende uma visita da sua escola.

SHOWS DE ASTRONOMIA

Apresentações de astronomia conduzidas pelo especialista de conteúdo do FTD Digital Arena, João Carlos de Oliveira, que proporcionam ao aluno visitante uma viagem educacional a fim de explorar os diversos objetos da nossa galáxia.

Sistema Solar

Vivemos em um planeta especial? As condições que permitem a existência da vida na Terra são únicas ou há a possibilidade de existência de vida em outros lugares? Quem são os astros que formam o Sistema Solar? Como o definimos e quais os seus limites? Essas e outras perguntas serão discutidas na apresentação “As fronteiras do Sistema Solar”. Vamos investigar a importância e características do Sol e seus oito planetas, quais são os planetas anões, a reclassificação de Plutão para planeta anão, a importância da nossa Lua e de outras luas, o cinturão de asteroides, o cinturão de Kuiper, a nuvem de Oort e outros elementos que formam esse imenso e fascinante Sistema, que tem o Sol como elemento principal.
Apresentação com opção em 3D.
Indicada para: Educação Infantil ao Ensino Médio.

As grandes cidades geralmente apresentam um céu muito iluminado e com bastante poluição, o que dificulta a vida daqueles que desejam observar as estrelas. Além desses problemas, Curitiba é a capital brasileira com o maior número de noites de céu nublado.  Para que nós possamos visualizar o céu estrelado e enxergar objetos além daqueles mais brilhantes, devemos esperar noites limpas e sem luar e nos afastar para locais mais escuros, ou então visitar um planetário.

Nessa apresentação, é apresentado o céu de Curitiba, com os fenômenos mais importantes que estão acontecendo ou prestes a acontecer: Fases da Lua, os planetas, as constelações, eclipses, cometas, galáxias e outros objetos que podem ser vistos a olho nu ou com instrumentos de pequeno porte. Além disso, também exibimos algumas curiosidades e contamos diversas histórias envolvendo o nosso céu.

Indicada para: Ensino Fundamental II ao Ensino Médio.

Constelações

Praticamente em todas as civilizações, o céu é usado como referência de tempo e espaço. Caçadores e viajantes usavam diferentes disposições das estrelas no céu para saber que direção deveriam tomar, para saber os momentos de plantio e colheita, de calor e de frio, de seca e de chuvas. Para que esse conhecimento não se perdesse de uma geração para outra, foram criadas histórias que relacionavam as diferentes figuras no céu com acontecimentos, reais ou fictícios, que ocorriam na terra. Ao longo do tempo essas histórias foram incorporadas e deram origem às diferentes culturas, seitas e religiões, em alguns casos, passando a ser sinônimo dessas. A Astronomia Moderna passou a utilizar algumas dessas figuras para dividir o céu em diferentes regiões e assim criaram o que costumamos chamar de constelações modernas.
Nesta apresentação, conversaremos sobre algumas dessas figuras e histórias que não só fascinam, mas também foram fundamentais para a sobrevivência e aparecimento dessas culturas e religiões. Mostraremos os astros, estrelas, nebulosas e aglomerados, que caracterizam as principais constelações e como essas podem ser reconhecidas no céu. Finalmente explicaremos como a Astronomia moderna define constelações e como elas são utilizadas.
Indicada para: Ensino Fundamental II ao Ensino Médio.