Fique por dentro - 20 fev 2018

PUCPR promove Trote Solidário 2018

Atenta à importância da conscientização, ações da Universidade incluem campanha “Trote Violento Não é Legal”

A PUCPR inicia o período letivo com a campanha “Trote Violento Não é Legal”. Com o objetivo de orientar e conscientizar a comunidade acadêmica sobre o trote violento, a Universidade criou uma cartilha que será distribuída para calouros, veteranos e comunidade acadêmica nos quatro Câmpus da Instituição: Curitiba, Londrina, Maringá e Toledo.

Desde 2009, a PUCPR promove o Trote Solidário e, entre as ações previstas para este ano está a campanha “Trote Violento Não é Legal”, que traz materiais informativos acessíveis em diversos locais. O guia contém informações sobre atos que caracterizam um trote violento, entre eles: provocar exposição vexatória, impedir o direito de ir vir, causar lesão corporal, assediar moralmente e sexualmente, entre outras atitudes.

Além disso, o material informa as sanções disciplinares da PUCPR e do Estado do Paraná e os canais, telefones e e-mails, de denúncias institucionais e externos. Caso algum aluno se sinta ameaçado ou presencie atitudes consideradas abusivas deve procurar os canais disponíveis para denúncias da Universidade e Polícia Militar, pelos contatos informados no guia.

Confira o regulamento

Trote Solidário 2018

Além da campanha “Trote Violento não é Legal”, a PUCPR promove anualmente o Trote Solidário, que estimula jovens a participarem de ações em prol da sociedade. Neste ano, as ações desenvolvidas pelos diversos Câmpus acontecerão entre os dias 05 e 12 de março.

Em Curitiba, as ações serão focadas em doação de alimentos não perecíveis, doação de material escolar, doação de sangue e cadastro para doação de medula óssea. As doações são abertas à comunidade de 05 a 09 de março e quem quiser pode ajudar, trazendo à Universidade os itens descritos acima. As Escolas da Universidade competirão entre si, em busca de conquistarem o título de “Escola mais solidária” da PUCPR.

Cada Escola poderá retirar na Central de Atendimento do Trote Solidário quatro enigmas, que desafiarão os estudantes a conhecerem o Câmpus da Universidade e a superarem desafios em prol de pontos extras para a competição. De uma forma lúdica, o principal objetivo da PUCPR é potencializar a integração entre os alunos, assim como provocá-los a conhecer a diversas estruturas que o Câmpus possui. O Trote Solidário é construído em parceria com as lideranças estudantis, tais como o Diretório Central de Estudantes (DCE), Centros Acadêmicos (CAs), baterias, atléticas e Pastoral da Juventude Marista (PJM).