Pesquisa - 23 mar 2021

PUCPR divulga os avanços das pesquisas para o enfrentamento da Covid-19

Trabalhos têm apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE)

Pesquisadores da PUCPR estão desenvolvendo diversas iniciativas voltadas a um maior entendimento do novo coronavírus. Foto: Gian Galani

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) têm intensificado esforços para compreender melhor a doença, seus reflexos e encontrar soluções que auxiliem no seu combate. Os resultados preliminares de alguns desses estudos serão apresentados ao público no próximo dia 30, em transmissão ao vivo nos canais do Youtube da instituição e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que apoia os trabalhos da Universidade.

Na ocasião, serão divulgados para a sociedade os avanços realizados no âmbito de quatro de 13 projetos apoiados por dois editais internos – 01/2020 (Apoio a pesquisas para enfrentamento da Covid-19) e 03/2020 (Apoio complementar a pesquisas para enfrentamento da Covid-19).

O diretor do Instituto Cidades Inteligentes (iPUCPR), Eduardo Oliveira Agustinho, afirma que as pesquisas reforçam o compromisso da Universidade com a produção científica, tão relevante para a sociedade no contexto global atual de pandemia. “Os pesquisadores da PUCPR estão desenvolvendo diversas iniciativas de destaque voltadas a um maior entendimento do novo coronavírus. São trabalhos inovadores, que buscam apontar um norte quando o assunto é o combate, a prevenção e tratamento da doença”, pontua.

Pesquisas desenvolvidas

O estudo “Estresse oxidativo na Covid-19”, coordenado por Ricardo Aurino de Pinho, tem como objetivo avaliar alterações moleculares relacionadas à inflamação, obesidade e ao estresse oxidativo causadas pela doença. Já a pesquisa “Monitoramento remoto de pacientes com Covid-19”, com coordenação de Mauren Abreu de Souza, busca desenvolver um protótipo de dispositivo médico para monitoramento remoto e em tempo real dos sinais vitais de pacientes contaminados com o novo coronavírus.

Outro trabalho que será apresentado é “Utilização de um produto de terapia avançada no tratamento de pacientes com síndrome respiratória aguda grave decorrente do Sars-CoV-2”. Coordenado por Paulo Roberto Slud Brofman, o estudo avalia o potencial terapêutico das células-tronco mesenquimais (CTM) para tratamento dos pacientes com síndrome respiratória aguda grave decorrente do novo coronavírus.

Por fim, “Educação e pobreza infantil na pandemia da Covid-19”, cuja coordenação ficou a cargo de Ana Maria Eyng, objetiva diagnosticar demandas e estratégias de garantia de direitos da infância em situação de pobreza durante a epidemia de Sars-CoV-2.

Evento de apresentação

A live “A relevância da pesquisa paranaense para o enfrentamento da Covid-19” ocorre no dia 30 de março de 2021, a partir das 17h, e vai contar com as presenças de Waldemiro Gremski, reitor da PUCPR, Wilson Bley Lipski, vice-presidente de diretor de Operações do BRDE, e Luiz Márcio Spinosa, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária. A moderação será de Paula Cristina Trevilatto, pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da PUCPR.

Inscreva-se para o evento