PROCESSO SELETIVO | 1º Semestre 2024

Foi pré-selecionado no ProUni (Programa Universidade para Todos) , do Governo Federal para PUCPR? Saiba as próximas etapas do processo. Os nomes são disponibilizados para consulta no site oficial do Programa.

A partir da publicação, os candidatos pré-selecionados deverão encaminhar para a PUCPR a documentação comprobatória referente as informações registradas no Sistema do ProUni.

O encaminhamento da documentação será digital, e ocorrerá por meio da plataforma de envio de documentação do ProUni, no site da PUCPR, conforme instruções do Manual do Candidato ProUni. Será encaminhado ao seu e-mail o login e senha para o acesso à inscrição até o final do primeiro dia de comprovação das informações.

Após o recebimento do login e senha, acesse de acordo com o Câmpus de sua classificação, chamada e modalidade de curso (presencial e online) o link de inscrição para envio da documentação.

Informações gerais

Ao efetuar a inscrição nesse processo seletivo, o(a) candidato(a) autoriza a PUCPR a realizar o tratamento de seus dados pessoais, sensíveis, ou não, para fins de comunicação com o(a) candidato(a), comunicação dos resultados do edital, trâmite interno de implementação da bolsa (em caso de aprovação) e realização de ações de divulgação desse processo seletivo. Estes serão mantidos em pasta eletrônica, com acesso restrito à equipe organizadora desse edital.
Os dados pessoais, sensíveis, ou não, do(a) candidato(a) não aprovado(a) serão mantidos pelo prazo de 5 (cinco) anos em pasta eletrônica, com acesso restrito à equipe organizadora desse edital.

LISTA DE ESPERA

A PUCPR publicou o resultado com a lista dos classificados para a análise documental referente a Lista de Espera do ProUni.

Listagem de Candidatos Pré-Selecionados em Lista de Espera – Processo 1º semestre de 2024

Confira as orientações da documentação do ProUni:

A entrega da documentação para concorrência na Lista de espera não configura reserva de vaga. Para cada curso e turno existe uma classificação para determinado número de vagas. O candidato não classificado por nota, dentro do número de vagas ofertadas (curso/turno a qual manifestou interesse) terá o seu processo reprovado por inexistência de vagas, não havendo necessidade nestes casos de assinatura de termo.

Inscrição e envio dos documentos:

Cursos Presenciais

Cursos Online (EAD)

A PUCPR publicou o resultado com a lista dos aprovados em 2ª Chamada do ProUni 1º semestre de 2024:

APROVADOS 2ª CHAMADA 1º/2024

Os candidatos reprovados foram comunicados via e-mail.

Informamos que os processos de matrícula dos cursos presenciais estão sendo concluídos e até o dia 21/03/2024 os estudantes ingressantes receberão por e-mail as orientações.

Os estudantes aprovados nos cursos online receberão por e-mail as orientações sobre o processo de matrícula em até 5 dias uteis.

Alunos aprovados com bolsa ProUni que já estão matriculados, no mesmo curso/turno/campus não necessitam realizar o processo de matrícula, terão o lançamento da bolsa efetivado até o dia 22/03/2024, bem como o envio do termo de concessão.

O MEC publicou o  EDITAL Nº 2, DE 16 DE JANEIRO DE 2024 que trata do processo seletivo do ProUni para o 1° Semestre de 2024.
São oferecidas vagas ProUni na PUCPR, integrais e parciais para os campus (Curitiba, Londrina, Toledo) As inscrições ocorrerão diretamente no site do ProUni no período de 29 de janeiro de 2024 até 1º de fevereiro de 2024.

Condições para concorrer às bolsas:

• Realizado o Enem de 2022 ou 2023, obtido nota superior a 450 pontos e não ter zerado na redação.
  • Não possuir diploma de curso superior;
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Que tenha concluído o ensino médio, tanto em rede de escola pública ou privada.
  • Renda familiar bruta mensal de até um salário-mínimo e meio por pessoa, para bolsas integrais;
  • Renda familiar bruta mensal de até três salários-mínimos por pessoa, para bolsas parciais;

Cronograma das etapas do processo

1ª CHAMADA

• 06/02 – Divulgação da listagem dos candidatos pré-selecionados;
  • 07/02 a 20/02 – Prazo para comprovação das informações, no primeiro dia da comprovação será encaminhado por e-mail o login e senha para o candidato realizar o envio da documentação;
  • *27/02 – Resultado com a lista de aprovados;

*Publicação até o final do dia 27/02

APROVADOS 1ª Chamada 1º/2024

2ª CHAMADA

• 01/03 – Divulgação da listagem dos candidatos pré-selecionados;
  • 02/03 a 12/03 – Prazo para comprovação das informações, no primeiro dia da comprovação será encaminhado por e-mail o login e senha para o candidato realizar o envio da documentação;
  • 19/03 – Resultado com a lista de aprovados;

*Publicação até o final do dia 19/03

LISTA DE ESPERA:

• 18/03 e 19/03 – Prazo do candidato para manifestar interesse na página do ProUni.
  • 22/03 – Divulgação da listagem dos candidatos que manifestaram interesse;
  • 23/03 a 04/04 – Prazo para comprovação das informações, no primeiro dia da comprovação será encaminhado por e-mail o login e senha para o candidato realizar o envio da documentação;
  • 22/04 – Resultado com a lista de aprovados.

*Publicação até o final do dia 22/04

Informações gerais:

• Não possuir diploma de curso superior;
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;

Editais e Documentos

Qual documentação será necessária apresentar caso seja pré-selecionado?
LISTA DE DOCUMENTOS COMPROBATÓRIO – PROCESSO SELETIVO PROUNI