Colação de Grau Online PUCPR

Em março de 2020 nossa rotina mudou em razão da pandemia do COVID-19. Quando o isolamento social se tornou realidade e precisamos nos isolar em casa para evitar o aumento de contágio, a PUCPR propôs aos seus estudantes a opção de pequenas cerimônias sem convidados no final de julho de 2020 ou aguardar a cerimônia de colação de grau institucional em 2021.

No dia 13 de junho de 2020, nosso município apresentou um aumento significativo nos casos de contaminados com o coronavírus, passando de alerta amarelo para alerta laranja (Decreto 774/2020). No dia 30 de junho de 2020, um novo decreto (870/2020) tornou as atividades ainda mais restritas. Este aumento da taxa de contágio coloca a vida de mais pessoas em risco, e foi preciso repensar mais uma vez o formato da colação de grau. A PUCPR, por pedido dos órgãos de saúde e visando a segurança de todos adaptou o modelo da Colação de Grau Extemporânea Adaptada para o formato totalmente online.

  • MISSA PUCPR
  • COLAÇÃO DE GRAU

MISSA PUCPR Horário
MISSA PUCPR PARA TODOS OS FORMANDOS E FAMILIARES 19h

COLAÇÃO DE GRAU Data Turma Horário
Campus Londrina 24/jul Turma 1 19h
Belas Artes 27/jul Turma 1
Turma 2
18h
20h30
Ciências da Vida 28/jul Turma 1 20h30
Direito 29/jul Turma 1
Turma 2
18h
20h30
Educação e Humanidades 30/jul Turma 1 18h
Negócios 30/jul Turma 1 20h30
Politécnica 31/jul Turma 1
Turma 2
16h
18h30
Campus Maringá À confirmar Turma 1 À confirmar
Campus Toledo À confirmar Turma 1 À confirmar

A Cerimônia

As cerimônias de colação de grau online acontecerão por Escola e serão transmitidas no canal da PUCPR do Youtube. Os horários de cada cerimônia serão encaminhados via e-mail para os formandos.
No sábado dia 25/07 às 19h ocorrerá uma missa em homenagem à todos os formandos deste semestre da PUCPR, também será transmitida no canal da PUCPR do Youtube.
  1. Abertura pelo Mestre de Cerimônias
  2. Abertura protocolar pelo presidente
  3. Hino do Brasil
  4. Hino da PUCPR
  5. Benção
  6. Discurso do Reitor da PUCPR
  7. Juramento
  8. Outorga de grau
  9. Apresentação dos graduados pelo Mestre de Cerimônias
  10. Anúncio dos laureados com o prêmio Marcelino Champagnat
  11. Discurso do formando orador (de acordo com o Campus)
  12. Encerramento

Os formandos receberão um link via e-mail que deverão acessar para comprovar a sua participação na solenidade de colação de grau e para a transmissão ao vivo. Teremos um ensaio antes das cerimônias para que os estudantes possam se familiarizar com a plataforma.

Endereços para acesso a cerimônia:

Dia 27

Dia 28

Dia 29

Dia 30

Dia 31

Os formandos interessados puderam se candidatar via link a duas participações especiais:

  • Jurador(a): Cada solenidade contará com um formando que proferirá o juramento oficial da PUCPR. Será definido por sorteio!
  • Orador(a): Cada solenidade terá um Orador. Os interessados receberão as orientações por e-mail após o prazo da candidatura. A definição do Orador será feita pela comissão julgadora que escolherá o melhor texto. (Campus Curitiba e Londrina)

Para tornar este momento mais especial, solicitamos aos formandos que enviassem uma foto, que serão exibidas durante a cerimônia.

O diploma será entregue em até 30 dias (ou 40 dias para os Campus Londrina devido aos prazos de fechamento de notas) após a cerimônia, no Campus PUCPR em que você realizou a sua conclusão, com horários agendados e garantindo pouco fluxo de pessoas.

A data e horário para a retirada será informada assim que as diretrizes de saúde pública permitirem que aconteça.

Os (as) agraciados (as) pelo prêmio Marcelino Champagnat serão anunciados (as) durante a cerimônia e receberão a medalha e o certificado no mesmo dia da entrega do diploma.

Caso o agraciado tenha optado por participar somente em fevereiro, receberá o seu prêmio na colação de grau institucional.

O formato da Cerimônia de Colação de Grau 2021 está sendo desenhado e também seguirá as normas de segurança em relação ao COVID 19, a PUCPR está atenta as orientações da OMS prezando pela saúde, bem-estar e segurança dos nossos alunos, familiares, professores e colaboradores.

Os estudantes que colarem grau na cerimônia online, poderão participar da Colação de Grau Institucional em fevereiro de 2021. Estes estudantes terão direito as mesmas participações que os demais formandos, somente não receberão a outorga e o diploma novamente.

Após o término das cerimônias online, o Núcleo de Formaturas ou o Campus enviará aos graduados um e-mail para que eles possam demonstrar o seu interesse em participar da cerimônia festiva em fevereiro

Os formandos que desejarem poderão participar somente da colação de grau em fevereiro e poderão solicitar no SIGA ONLINE seu histórico.

Lembramos que, se formos informados antes de fevereiro que eventos com grande número de pessoas permanecem restritos, a PUCPR analisará a melhor forma de proporcionar aos seus formandos uma cerimônia dentro dos padrões permitidos.

Para os Campus Maringá e Toledo que ainda não possuem o formato de Colação de Grau Institucional, a Universidade está trabalhando para implementa-lo o mais breve possível.

Por que a Colação de Grau será online? 

O município de Curitiba apresentou um aumento significativo no número de casos de contaminados com COVID-19, passou de alerta amarelo para alerta laranja no dia 13 de junho de 2020 – Decreto 774/2020 – “Estabelece medidas restritivas às atividades e serviços essenciais e não essenciais como mecanismo de enfrentamento da Emergência em Saúde Pública”. No dia 30/06, o Decreto 870/2020 suspende o funcionamento de vários estabelecimentos por um período de 14 dias, tornando ainda mais restritas as atividades em nossa cidade. As cidades dos Campus Londrina, Maringá e Toledo também apresentaram uma crescente do número de infectados com o Corona Virus.
Desde o início da pandemia a PUCPR manteve suas aulas no formato remoto, e assim como as aulas, para que possamos disponibilizar a outorga do grau, o diploma e possibilitar o início da atividade profissional de nossos alunos, a formatura também se adaptou a este formato.

A Colação de Grau online possui validade oficial? 

Sim, a PUCPR tomou todos os cuidados com setores internos (jurídico e secretaria geral) para que esta cerimônia fosse oficial.

Caso eu não queira participar da Colação de Grau online, como devo proceder? 

Caso você não queira participar desta cerimônia neste período, deverá encaminhar um e-mail para o Núcleo de Formaturas ou para o Campus responsável e informar sua decisão. Para colar grau em outra edição, você deverá se inscrever novamente.

Como será a colação de grau extemporânea adaptada online? 

As cerimônias serão por Escola/Campus ou junção de Escolas. Contará com um mestre de cerimônias e o Decano/Diretor do Campus (ou seu representante) que conduzirão a solenidade. Haverá abertura protocolar, Hino Nacional e Hino PUCPR, benção do Grão-Chanceler ou Padre, mensagem do Reitor, juramento oficial da Universidade, outorga de grau por curso, nominação dos graduados, premiação dos estudantes laureados com o Prêmio Marcelino Champagnat, mensagem de agradecimento e encerramento.

Em quais datas acontecerão as cerimônias online dos estudantes que optaram por colar grau neste semestre? 

As solenidades estão previstas para acontecer no dia 24 de julho no Campus Londrina e no Campus Curitiba no período de 27 a 31 de julho . Os estudantes receberão em seus e-mails a data e horário da sua cerimônia de colação de grau.

Os Campus Maringá e Toledo não possuem turmas completas concluintes neste semestre, a data destes será divulgada em breve.

Qual plataforma devo acessar para participar da cerimônia? 

Você receberá o link de acesso da plataforma Zoom via e-mail com as demais orientações.

Qual o tempo estimado de duração da cerimônia? 

O tempo estimado é de 45 minutos a 1 hora.

Devo permanecer conectado o tempo todo? 

Sim, você só será graduado se permanecer conectado do início ao fim.

Quando receberei o meu diploma? 

Em até 30 dias (ou 40 dias para o Câmpus Londrina) após a sua colação de grau, a data e horário da entrega serão informados posteriormente.

Onde será transmitida a cerimônia online? 

No Canal Oficial da PUCPR no Youtube, o link da cerimônia será disponibilizado próximo a data.

E se a minha conexão cair durante a cerimônia? 

Disponibilizaremos um número de celular que você poderá encaminhar uma mensagem e avisar do ocorrido, bem como entrar em contato caso tenha mais alguma dificuldade.

Como será a confirmada a minha presença?  

Será disponibilizado um link para os formandos darem check in antes do inicio da cerimônia e check out ao término. Haverá um horário pré determinado pela universidade para essas atividades de check in e out.

O prêmio Marcelino Champagnat será nominado na solenidade?

Sim, os laureados serão nominados durante a cerimônia.

Fui laureado(a) com o Prêmio Marcelino Champagnat, quando receberei o certificado e a medalha? 

O prêmio será entregue na mesma data e horário da assinatura e retirada do seu diploma.

Será permitido homenagear professores na colação de grau extemporânea adaptada online? 

Não será possível homenagear professores neste formato de colação de grau.

Poderei participar da Colação de Grau Institucional em fevereiro de 2021? 

Sim, após o término das colações extemporâneas adaptadas o Núcleo de Formaturas enviará um link para você informar se tem interesse em participar simbolicamente da colação de grau institucional em fevereiro de 2021.

Qual será o formato da solenidade de fevereiro de 2021? 

O formato da cerimônia de colação de Grau institucional de 2021 ainda está sendo desenhado pela Universidade. Caso a situação melhore e possamos fazer a colação presencial em fevereiro de 2021, os que optarem em participar deste formato, terão direito as participações, ser nominado, etc. Lembramos que a PUCPR estará atenta aos comunicados dos órgãos de saúde com relação ao COVID-19 e este cenário dependerá das liberações para nossa cidade.