Projeto Comunitário

O Projeto Comunitário foi implantado na PUCPR em 2002, aprovado pelo Conselho Universitário (CONSUN), por meio da Resolução 107/2001. É uma disciplina comum a todos os cursos de graduação caracterizada como atividade complementar de 30 horas. A intenção da PUCPR com esta iniciativa é levar os estudantes ao encontro de novos horizontes e novos desafios, incluindo a qualificação para a cidadania, a formação voltada à responsabilidade social, oferecendo-lhes além de conhecimento, lições de vida.

O Núcleo de Projetos Comunitários é a instância administrativa responsável pela gestão desta disciplina, que é executada, normalmente, em instituições sociais que mantêm termo formal de cooperação técnica com a Universidade, onde os estudantes são acompanhados por profissionais vinculados às instituições. A estrutura do Núcleo de Projetos Comunitários está vinculada à Pró-Reitoria Comunitária e integra a Rede Marista de Solidariedade, que é o conjunto de iniciativas de promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes desenvolvidas em todas as frentes de atuação do Grupo Marista e o atendimento direto a criança e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Por meio do Projeto Comunitário, a PUCPR coloca o seu potencial acadêmico a serviço da melhora de qualidade de vida no Estado do Paraná. Um dos objetivos do Projeto Comunitário é ser ferramenta de auxílio ao alcance da missão da PUCPR, em que figura o compromisso com os princípios éticos, cristãos e maristas.

AnteriorPróximo

Projeto Comunitário PUCPR

Tutorial de Inscrição para as Ações Sociais do Projeto Comunitário da PUCPR

Tutorial de Inscrição do Projeto Comunitário - Londrina, Maringá e Toledo

Portal do Aluno

ESTUDANTE: Acompanhe sua situação no Projeto Comunitário.
câmpus curitibacâmpus fora de sede

Programas e Áreas de Atuação

O Projeto Comunitário constitui-se em uma rede ações solidárias nas quais os acadêmicos atuam com diversos públicos. As mais de 3.500 ações sociais ofertadas anualmente nos Câmpus de Curitiba, Londrina, Maringá e Toledo foram agrupadas em 38 programas concentrados nas áreas: Cidadania e Valores Humanos, Cultura, Educação, Inclusão Digital, Entretenimento, Geração de Renda, Meio Ambiente e Saúde.

saiba mais

Períodos de Convocação

Esta disciplina inicia em um período específico em cada curso. A equipe do Projeto Comunitário visita cada turma a fim de informar o momento de dar início ao desenvolvimento das ações sociais do Projeto Comunitário. Confira abaixo o período do seu curso em que o Projeto Comunitário tem seu início:

CURITIBA  |  LONDRINA  |  MARINGÁ  | TOLEDO

Manual do Aluno

O Projeto Comunitário é uma disciplina de ação social, integrante do currículo de todos os cursos de graduação da PUCPR, desenvolvida por acadêmicos matriculados. Tem como objetivo auxiliar no cumprimento da missão institucional, sensibilizando o acadêmico para a realidade social.

ACESSE AQUI

1/11/2017 - Notícias, Projeto Comunitário

Câmpus Curitiba disponibiliza adoção de cartinhas de Natal

Com o objetivo de tornar ainda melhor o Natal de 126 crianças, atendidas pela Associação Mantenedora do Centro Integrado de Prevenção (AMCIP), a PUCPR, por meio do Núcleo de Projetos Comunitários, realiza uma campanha que visa arrecadar...

24/10/2017 - Câmpus Toledo, Notícias, Projeto Comunitário

Ação PUC Solidária é promovida no Câmpus Toledo

A ação PUC Solidária no Colégio do Campo de São Sebastião teve seu início em setembro, nos dias 16 e 23, com a revitalização de alguns ambientes. Juntos, os 140 acadêmicos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Engenharia...

20/10/2017 - Notícias, Projeto Comunitário

PUCPR recebe menção honrosa no Prêmio Sesi ODS 2017

Pelo segundo ano seguido, o Sesi lançou o Prêmio Sesi ODS 2017 para reconhecer o trabalho em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) realizados por organizações privadas e públicas de todo o Paraná. A novidade deste...

Mensagem do Fundador

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, de acordo com sua missão institucional, está empenhada em formar seus estudantes para serem profissionais competentes e qualificados e, além disso, para serem cidadãos solidários. A educação oferecida pela PUCPR tem, portanto, duas perspectivas: ensinar a ganhar a vida e ensinar a viver.

Desde os anos 70, a PUCPR se preocupa com a formação da mente e do coração de seus estudantes. Já naqueles tempos, estudantes e professores dedicavam horas de suas férias no então chamado Projeto Litoral. Eram mutirões realizados com o objetivo de ajudar as populações carentes do litoral paranaense, tanto no continente, como nas ilhas. Anos mais tarde, o Projeto Litoral evoluiu para uma forma mais sistemática de atendimento, incorporada pelo ProAção – Programa de Ação Comunitária e Ambiental, que reúne estudantes voluntários de diferentes cursos da Universidade.

Porém, uma maior consciência da responsabilidade social da PUCPR levou-a a ampliar as atividades sociais, somando às iniciativas voluntárias já existentes, ações institucionalizadas e formais, previstas, inclusive, no currículo escolar, envolvendo todos os seus estudantes. Assim nasceu o Projeto Comunitário, aprovado pelo Conselho Universitário.

Atenta aos desafios emergentes da sociedade e afinada com os anseios da comunidade, a PUCPR quer fazer-se presente nos processos históricos de transformação social, em vista da melhoria da qualidade de vida para todos. A PUCPR sabe que não pode prescindir de um ajuste permanente de sua sintonia social, pela qual se insere na vida da comunidade, colocando a riqueza do saber científico e da tecnologia a serviço da solução dos graves problemas sociais.

O Projeto Comunitário é uma atitude concreta que permite aos estudantes da PUCPR desenvolverem o espírito de solidariedade e de gratuidade, e a sensibilidade para com os menos favorecidos econômica e socialmente. Isso constitui elemento fundamental de uma educação integral. Portanto, a proposta do Projeto Comunitário é algo para o qual esperamos a adesão de todos, pois ela é, explicitamente, uma proposta educativa.

Estejamos empenhados em construir um mundo melhor para todos, inclusive para os menos favorecidos. O Projeto Comunitário é uma atitude concreta para que isso, de fato, aconteça. Que nenhum estudante deixe a PUCPR sem ter aprendido a imprescindível lição da solidariedade.

Instituições Parceiras

Acesse o link abaixo e confira no mapa quais são as Instituições Parceiras do Projeto Comunitário em cada câmpus

CONFIRA

A candidatura de propostas sócio-comunitárias de instituições externas interessadas na adesão ao Projeto Comunitário é vinculada à formalização de termo de cooperação técnica, científica e financeira, celebrado entre a instituição interessada e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Antecedendo à formalização do termo mencionado, as instituições interessadas deverão cumprir alguns quesitos e encaminhar alguns documentos solicitados pelo Núcleo de Projetos Comunitário.

Confira aqui o Manual dos responsáveis pelo acompanhamento de atividades

 

 

O cumprimento dos quesitos para a formalização do termo de cooperação técnica dependente de:

  • Realização de visita técnica institucional por parte da equipe do Núcleo de Projetos Comunitários.
  • Demanda de vagas de universitários para cada semestre, em específico.
  • Análise de documentos da instituição, conforme item 1.1 (Documentação).
  • Validação das propostas de ação, encaminhadas ao Núcleo de Projetos Comunitários, em consonância com as prerrogativas da Resolução nº 106/2001 CONSUN-PUCPR que regulamenta o Projeto Comunitário. Tais prerrogativas devem constar no conteúdo da proposta apresentada, pela instituição candidata, no preenchimento do formulário que se encontra abaixo:

Formulário para parceiros externos

Documentação

  • Fotocópia do CNPJ.
  • Certificados de utilidade pública (quando for o caso).
  • Estatuto da instituição.
  • Foto institucional (parte externa).
  • Cópia do RG e CPF do Responsável Institucional
  • Termo de adesão de atuação voluntária, quando for o caso, para membros da equipe que não possuírem vínculo com a PUCPR e/ou instituição conveniada.

Outras informações necessárias que devem ser entregues por escrito. Caracterização da identidade e estrutura institucional onde deverão estar descritos:

  • Nome da instituição;
  • Responsável geral;
  • Área de atuação;
  • Endereço;
  • Apresentação da Instituição (contendo breve histórico);
  • Sua missão;
  • O público que atende (tipo e quantidade de atendidos);
  • Suas principais atividades e finalidades;
  • Suas necessidades de colaboração do Projeto Comunitário;
  • Formas de retorno do projeto para o usuário e para o aluno;
  • Pessoa para esclarecimento e contato sobre a proposta na Instituição e endereço para encaminhamento do Parecer da Comissão de análise;

A comissão reúne-se uma vez a cada semestre e emite parecer sobre a proposta, encaminhando à instituição a resposta da apreciação.

Prioridades de ação na elaboração de proposta. É importante que a instituição considere as seguintes prioridades de ação na elaboração das propostas:

  • Melhoria da qualidade de vida das comunidades.
  • Apoio a comunidades rurais e de pescadores.
  • Promoção e assistência à saúde.
  • Promoção dos marginalizados.
  • Apoio à cultura ecológica.
  • Assistência a pessoas com necessidades especiais.
  • Apoio a instituições beneficentes e de promoção comunitária.
  • Defesa e promoção dos direitos humanos.
  • Apoio ao autoemprego e geração de renda.
  • Fortalecimento da integração e autonomia dos municípios.

 

Confira algumas SUGESTÕES DE ATIVIDADES para a aplicação da Metodologia de Acompanhamento.

Para encaminhamento de parceria entre em contato conosco.

Curitiba

projeto.comunitario@pucpr.br

(41) 3271-1798 | 3271-2577

Londrina

pcomunitario.ldn@pucpr.br

(43) 3372-6025 | 3372-6028

Maringá

pcomunitario.mga@pucpr.br

(44) 3025-8734

Toledo

pcomunitario.too@pucpr.br

(45) 3277-8625

Não consigo visualizar a avaliação para o preenchimento, como devo proceder?

Verifique no comprovante se não houve antecipação da conclusão, pois a avaliação estará disponível 24 horas após a data de término no comprovante.

Posso concluir minhas horas na instituição em que tenho inscrição do(s) semestre(s) anterior(es)?

Precisa realizar nova inscrição, pois a validade da inscrição é semestral.

Como faço para cancelar ação social?

Você deverá preencher um formulário de cancelamento comparecendo ao Núcleo de Projetos Comunitários.

Caso eu precise repor algum dia de atividade, o que devo fazer?

A negociação de reposição de horas deve ser realizada diretamente com o responsável da instituição. O contato do responsável estará disponível na Intranet no comprovante de inscrição de ação social.

Por que as horas dos meus colegas já foram creditadas e as minhas não?

As ações podem ter sido realizadas em instituições diferentes ou acompanhadas por um responsável diferente dentro da instituição.

Por que o Projeto Comunitário não aparece como cumprido em meu histórico?

O Projeto Comunitário não aparecerá como cumprido em seu histórico até o momento da sua formatura. Se as horas estiverem creditas na Intranet, não há com o que se preocupar.

Ao término da ação social, quando serão creditadas as minhas horas?

As horas serão creditadas no final do semestre quando a instituição enviar as fichas de todos os estudantes ao Núcleo de Projetos Comunitários. Para consultar a sua carga horária validada, acesse a Intranet.

O que devo fazer após a realização da ação social?

Solicite ao responsável pelo seu acompanhamento na instituição o protocolo de suas horas cumpridas. Lembre-se também de responder à Avaliação Final que estará disponível 24 horas após o término da ação social na Intranet.

É possível propor um projeto/ação social ao Núcleo de projetos Comunitários?

Caso você tenha interesse em propor uma ação social alternativa, consulte as orientações acessando o Menu à esquerda em: Estudantes. As propostas serão avaliadas pela equipe do Núcleo de Projetos Comunitários.

Posso dividir as horas do Projeto Comunitário em mais de um semestre?

Sim, apenas não é aconselhável deixar horas pendentes para o último semestre. E que se atente para a carga horária indicada em cada ação ofertada.

Posso me inscrever em mais de uma ação social?

Sim, poderá escolher as ações sociais de acordo com a sua disponibilidade, desde que não ultrapasse o total da carga horária prevista.

Não consigo fazer inscrição para a ação social, o que fazer?

Comparecer pessoalmente ao Núcleo de Projetos Comunitários para fazer o cancelamento de inscrições anteriores não realizadas.

Há alguma orientação inicial para que a ação social seja desenvolvida?

Algumas atividades exigem a realização de Oficinas ou Reuniões de Planejamento antes do início das ações. Esses encontros são indicados no comprovante de inscrição e têm objetivos diferentes, por isso acontecem em horários, e em determinados casos, em locais diferentes. A carga horária de cada encontro será validada separadamente.

Fiz a inscrição, e agora?

Imprima o seu comprovante de inscrição e leve no primeiro dia da ação social. O comprovante estará disponível na Intranet.

Após a Etapa de Preparação, como faço inscrição nas ações sociais?

As inscrições acontecem no início de cada semestre letivo, conforme cronograma divulgado semestralmente pelo Núcleo de Projetos Comunitários, disponível no site.

Devo realizar quantas horas no total?

Para os ingressantes a partir de 2013, a carga horária é de 30 horas. Para quem ingressou antes de 2013, é de 36 horas.

O que é a Etapa de Preparação?

É o momento no qual o Projeto Comunitário é apresentado aos estudantes, em um encontro de 4 horas. É pré-requisito para a inscrição nas ações sociais.

Quais são os passos para realizar o Projeto Comunitário?

  • Etapa de Preparação
  • Inscrição para as ações sociais
  • Realização da ação social
  • Avaliação das ações via intranet

Em que período o Projeto Comunitário é realizado?

Uma lista com os períodos de convocação estará disponível na Página do Projeto Comunitário.

O que é o Projeto Comunitário?

É uma disciplina presente na matriz curricular de todos os cursos de graduação da PUCPR. O período de realização varia conforme o curso. A equipe do Núcleo de Projetos Comunitários, a cada semestre, visita as turmas convocadas informando os procedimentos para realização da disciplina.