Feira de Ciências Júnior da PUCPR

A Feira de Ciências Júnior é um evento de exposição de ideias criativas para jovens estudantes. Podem participar estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico da Cidade de Curitiba e Região Metropolitana. Este ano queremos saber quais “Quais Tecnologias Inovativas estão inspirando nossos jovens?” Jovens curiosos e inquietos que podem inovar e transformar o mundo.

O que se pretende? Estimular a criatividade, o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e a resolução de problemas por meio da metodologia científica; Despertar a vocação científica e tecnológica em jovens; Identificar estudantes talentosos para pesquisa e inovação; Motivar a participação de meninas na área das tecnologias inovativas.

A 1ª Mostra Paralela de Ciências Júnior surgiu da ideia de projetar a Feira de Ciências Júnior de PUCPR, para além da região metropolitana de Curitiba. Então a boa notícia é que estudantes de qualquer cidade do Estado do Paraná ou mesmo de outros estados podem participar. A Ciência e a inovação não têm fronteiras, queremos todo mundo junto e misturado, pensando soluções inovativas!

Inscrições Abertas

Inscrição 3ª. Feira de Ciências Júnior da PUCPR e 1ª. Mostra Paralela de Ciências Júnior PUCPR. A inscrição deverá ser realizada pelo professor orientador responsável pelo grupo.
inscreva-se aqui!confira o edital

02 DE OUTUBRO

8h30 – abertura do evento Teatro TUCA – Bloco 2 (Azul)

10h30 às 12h30 – Exposição

15h30 às 17h30 – Exposição

03 DE OUTUBRO

10h30 às 12h30 – Exposição

15h30 às 17h30 – Exposição

04 DE OUTUBRO

10h30 às 12h30 – Exposição

14h – Encerramento do evento Teatro TUCA – Bloco 2 (Azul)

Critérios de Avaliação

Utilização de métodos científicos

  • O problema e suas hipóteses foram definidos claramente?
  • Foram aplicadas leis da física, fundamentos matemáticos e/ou conhecimentos computacionais, adequadamente?
  • O projeto seguiu um método de pesquisa adequado para a solução do problema proposto (planejamento com passos pra conduzir a pesquisa)?
  • O projeto utilizou as técnicas adequadas para a solução do problema proposto?

Originalidade e Criatividade

  • A ideia está baseada em conhecimento anterior, mas especifica claramente o que é novidade?
  • O projeto foi concebido sem nenhuma cópia (mesmo que parcial) de outro produto, processo ou serviço conhecido?
  • Houve alguma invenção/contribuição ou o uso do poder da imaginação e/ou criação na elaboração da solução para o problema apresentado?
  • A análise dos resultados do projeto foi criativa?

Impacto na solução de problemas

  • O projeto resolve algum problema no subtema escolhido?
  • A proposta apresenta impacto social, econômico, cultural para a sociedade ou organização?

Viabilidade técnica e potencial de implementação

  • O estudante identificou a possibilidade de dar continuidade à pesquisa?
  • O serviço, processo ou produto foi testado em ambientes reais ou simulação com parâmetros reais?
  • Seria possível o serviço, processo ou produto ser produzido efetivamente, partindo de um recurso financeiro posterior?

Qualidade da apresentação do projeto

  • As conclusões se baseiam em um único experimento ou é comparada a outros conhecidos?
  • O formato do projeto possui qualidade técnica e precisão?
  • A meta foi concluída dentro do escopo original do projeto?

Qualidade da apresentação verbal e Inovação

  • Todos os estudantes da equipe apresentaram o projeto de forma clara, objetiva, segura e com maturidade?
  • O projeto criou algo novo que pode impactar positivamente o mercado?

Divulgue a Feira de Ciências Júnior você também!

AnteriorPróximo

1º Feira de Ciências Jr - PUCPR

Feira de Ciências Jr

A . Feira de Ciências Júnior da PUCPR aconteceu em outubro de 2016, com a temática “Sua Ideia pode Transformar a Cidade”, simultaneamente ao XXIV SEMIC (Seminário de Iniciação Científica da PUCPR). Para este evento foi lançado um edital de divulgação para todos os Colégios de Curitiba e Região Metropolitana em março de 2016. Vinte e um colégios se inscreveram para participar da Feira de Ciências Júnior da PUCPR.

Foram cadastrados 05 projetos na categoria ensino fundamental II, 09 projetos categoria ensino médio e técnico 1º ano e 43 projetos na categoria ensino médio e técnico livre, nas temáticas água limpa e saneamento; cidades e comunidade sustentáveis; consumo responsável; energias renováveis e inovação e infraestrutura. Desses, 57 projetos foram aprovados para a exposição dos protótipos durante a 1ª. Feira de Ciências Júnior da PUCPR, com 180 estudantes envolvidos e 50 professores.

Estudantes premiados na 1ª. Feira de Ciências Júnior da PUCPR que realizaram 1 ano de pesquisa no PIBIC Jr e apresentaram seus resultados no XXV SEMIC em 2017.

ParticipanteTrabalho apresentadoCursoProfessor/Orientador PUCPR
Ana Beatriz RibeiroConhecimento dos professores de uma escola de Curitiba, Brasil, sobre o trauma dentário.OdontologiaProf. Dr. Everdan Carneiro
Ariadinne de Lima pereira da SilvaMétodos alternativos no uso de animais em aulas no ensino médio.BiologiaProfa. Dra. Marta Fischer
Cindy Maureenh Rossoni HonjoTranscrição dos dados coletados em entrevistas de mulheres no pós operatório de MastectomiaMedicinaProfa. Dra. Solena Ziemer Kusma Fidalski
Felipe Carvalho da SilvaContribuição do teatro do oprimido de Augusto BoalTeatroProfa. Dra. Adalgisa Aparecida de Oliveira Gonçalves
Helena MoseleAnálise de cognição em pacientes com doença renal crônicaMedicinaProfa. Dra. Cristina Baena

 


A . Feira de Ciências Júnior da PUCPR aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2017, com a temática “Energia renovável e eficiência energética para sua cidade”, simultaneamente ao XXV SEMIC (Seminário de Iniciação Científica da PUCPR). Participaram 19 Colégios de Curitiba e Região Metropolitana. Foram cadastrados 5 projetos na categoria ensino fundamental II, 12 projetos categoria ensino médio e técnico 1º ano e 45 projetos na categoria ensino médio e técnico livre, nas temáticas energia renovável, eficiência energética, consumo de energia responsável, cidades inteligentes, inovação e Infraestrutura, combate às mudanças climáticas. Foram aprovados 62 projetos para a exposição dos protótipos durante a 2ª. Feira de Ciências Júnior da PUCPR, com 174 estudantes envolvidos e 23 professores orientadores.

Nesse ano foram apresentados, no SEMIC, os trabalhos de pesquisa desenvolvidos, durante 12 meses, pelos alunos premiados na 1ª. Feira de Ciências Júnior da PUCPR, com bolsa de Iniciação Científica Júnior.

Para a 2ª. Feira de Ciências Júnior da PUCPR participaram 19 Colégios de Curitiba e Região Metropolitana. Foram cadastrados 5 projetos na categoria ensino fundamental II, 12 projetos categoria ensino médio e técnico 1º ano e 45 projetos na categoria ensino médio e técnico livre, nas temáticas energia renovável, eficiência energética, consumo de energia responsável, cidades inteligentes, inovação e Infraestrutura, combate às mudanças climáticas. Foram aprovados 62 projetos para a exposição dos protótipos durante a 2ª. Feira de Ciências Júnior da PUCPR, com 174 estudantes envolvidos e 23 professores orientadores.

Quer mais informações sobre a 3º Feira de Ciências? Fale conosco!

Como e quando ficarei sabendo se fui selecionado?

Os projetos selecionados para serem expostos na 3ª Feira de Ciências Junior serão divulgados até o dia 31 de agosto, no site da Feira de Ciências.

O orientador precisa estar presente na avaliação dos projetos na Feira de Ciências Júnior?

Não, os estudantes farão a apresentação do projeto, não será necessário a presença do orientador.

Posso orientar mais de um projeto?

Sim, cada professor pode orientar quantos projetos desejar e inclusive, todos os projetos de um determinado colégio podem ter o mesmo orientador.

Posso substituir membros do meu grupo após concluir o envio do projeto?

Sim, desde que devidamente justificado à organização da Feira de Ciências, por mudança de escola, desistência, doença etc.

O orientador pode apresentar o projeto no lugar do estudante?

Não, todas as apresentações deverão ser realizadas pelos estudantes. Se no momento da avaliação do projeto não houver nenhum estudante presente, será considerado como ausência mesmo que o orientador esteja presente.

Todos os estudantes precisam estar presentes na avaliação?

Não, basta que um estudante esteja presente para apresentar o projeto ao avaliador.

Quais são as categorias apresentadas na 3ª Feira de Ciências Júnior PUCPR?

  • Categoria feminina ensino médio e técnico 1º ano: nesta categoria poderão concorrer apenas meninas matriculadas no 1º ano do ensino médio, em função da premiação ser bolsa de Iniciação Científica Júnior do CNPq (até 5 bolsas), para ser implementada quando a estudante estiver no 2º ano do Ensino Médio. A orientação dessa categoria deverá ser realizada, exclusivamente, por professora orientadora.
  • Categoria ensino médio e técnico 1º ano: nesta categoria poderão concorrer apenas estudantes matriculados no 1º ano do Ensino Médio, em função da premiação ser bolsa de Iniciação Científica Júnior (bolsas remanescentes das 5 previstas pelo CNPq e/ou até 5 bolsas da PUCPR), para ser implementada quando o estudante estiver no 2º ano do Ensino Médio.
  • Categoria ensino médio e técnico livre: para todos os estudantes do Ensino Médio ou técnico, independente do ano de estudo.
  • Categoria ensino fundamental II: para todos os estudantes do 6º, 7º. 8º e 9º anos.

Quais são os prêmios oferecidos pela 3ª Feira de Ciências Júnior da PUCPR?

Serão premiadas as 4 (quatro) categorias de trabalhos como a seguir:

– Categoria feminina ensino médio e técnico 1º ano: O melhor trabalho será premiado com bolsa de Iniciação Científica Júnior (financiado pelo CNPq), com duração de 12 meses e curso de Programação Swift para iOS na Apple Developer Academy, para cada estudante. O projeto da equipe premiada, em primeiro lugar, também será convidado para participar da Aceleradora Hotmilk Curitiba da PUCPR. Além disso o 1º e o 2º colocados serão premiados com: 1 troféu para cada estudante, para a professora e para o colégio e certificado de premiação para todos os estudantes e professores. Todas as demais estudantes inscritas nesta categoria receberão certificado de participação.

– Categoria ensino médio e técnico 1º ano: O melhor trabalho será premiado com 1 bolsa de Iniciação Científica Júnior, com duração de 12 meses, para cada estudante (bolsas remanescentes das 5 disponibilizadas pelo CNPQ, e/ou até 5 bolsas PUCPR), além disso o 1º e o 2º colocados serão premiados com: 1 troféu para cada estudante, para o professor e para o colégio e certificado de premiação para todos os estudantes e professores. Todos os demais estudantes inscritos nesta categoria receberão certificado de participação.

– Categoria ensino médio e técnico livre: O melhor trabalho será premiado com 1 bolsa de Iniciação Científica Júnior, com duração de 12 meses, para cada estudante (até 5 bolsas PUCPR), além disso o 1º e o 2º colocados serão premiados com: 1 troféu para cada estudante, para o professor e para o colégio e certificado de premiação para todos os estudantes e professores. Todos os demais estudantes inscritos nesta categoria receberão certificado de participação. Estudantes que concluírem o ensino médio em 2018, não poderão usufruir da bolsa de PIBIC Jr.

– Categoria ensino fundamental II: Os dois melhores trabalhos serão premiados com: 1 troféu para cada estudante, para o professor e para o colégio e certificado de premiação para todos os estudantes e professores. Os demais participantes desta categoria ganharão uma medalha de honra ao mérito e certificado de participação.

Caso o estudante não tenha CPF, pode utilizar o CPF da mãe ou de outra pessoa?

Não pode, é obrigatório ser o CPF do estudante.

Que tipo de escola pode participar da Feira?

Todas as escolas de Curitiba e Rede Metropolitana podem participar da Feira.

Quem pode participar da Mostra Paralela de Ciências Júnior da PUCPR?

Na Mostra podem participar colégios de todas as cidades do país.

O Professor pode orientar mais de um projeto?

Sim

Projetos individuais podem ser inscritos ?

Grupo de 2 a 5 estudantes, não pode ser individual.

É obrigatório escolher a categoria no momento da inscrição?

Sim, todos os projetos devem ser inscritos em uma das categorias.

Durante a exposição, pode haver escala entre os professores do colégios para acompanharem os grupos dos estudantes expositores?

Sim

Que horário estará liberado para montagem no dia 01/10/2018?

A partir das 14h.

Podemos fazer escala dos estudantes nos dias de exposição? Ou todos devem estar presente o tempo todo?

Podem ser realizadas escalas perfeitamente, apenas pedimos que os estudantes não permaneçam na PUCPR sem acompanhamento de um professor do colégio.

No encerramento é obrigatória a presença do professor orientador? Ou pode ser um professor representante do colégio?

Preferencialmente o professor orientador do projeto, mas pode ser um professor representando o Colégio.

Será permitida a entrega de folder (ou outra coisa) como explicação do nosso projeto?

Não será necessário, o projeto deverá ser apresentado pelos estudantes, de forma verbal.

Qual o horário de entrada e saída dos estudantes?

É obrigatório que os estudantes cheguem 15 minutos antes do início da exposição e fiquem até 15 minutos do término.

É necessário utilizar o uniforme do colégio?

Sim, o estudante deverá estar de uniforme do Colégio e crachá do evento.

O projeto do grupo teve alterações e gostaríamos de mudar o título é possível?

Somente se as alterações estiverem no escopo do projeto aprovado.

Quem avalia os projetos?

Os projetos serão avaliados por professores universitários, pesquisadores da área, estudantes de Doutorado e profissionais da área.

Como os projetos são selecionados?

Os projetos foram submetidos previamente e aprovadas as melhoras ideias, segundo os critérios do edital: inovação, utilização de métodos científicos, originalidade, criatividade, impactos na solução de problemas no subtema escolhido, viabilidade técnica, potencial para implementação, qualidade do projeto escrito.

Como são avaliados os projetos durante a exposição?

Os projetos expostos na 3ª. Feira de Ciências Júnior da PUCPR e na 1ª. Mostra Paralela de Ciências Júnior da PUCPR serão avaliados por 3 professores, ao longo dos 3 dias de evento.

Quais são os quesitos de avaliação?

Os critérios para a avaliação e classificarão do melhores trabalhos para a premiação são os mesmos utilizados no momento da seleção para exposição. Clique aqui para mais detalhes de cada critérios a ser utilizado.