Mestrado e Doutorado

Mestrado e Doutorado - 28 jan 2021

Ranking classifica a PUCPR como uma das melhores do Brasil na área de Ciência da Computação

Universidade conquistou o sexto lugar a nível nacional e o segundo lugar entre as instituições de ensino superior privadas

PUCPR foi classificada em ranking produzido por um dos grandes portais para pesquisa na área de Ciência da Computação.

O University Ranking for Computer Science & Electronics, produzido pela Guide2Research, um dos portais líderes para pesquisa na área, classificou a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) como uma das melhores do Brasil em Ciência da Computação. A PUCPR conquistou o 6º lugar na classificação de todas as universidades brasileiras públicas e privadas e a 2ª colocação entre as instituições privadas de ensino superior.

Para fazer a classificação, o ranking leva em consideração o número de pesquisadores da instituição na listagem dos 6 mil melhores e mais produtivos do mundo; a quantidade de artigos científicos da universidade presentes na base de dados do DBLP, que reúne apenas os trabalhos mais relevantes em Ciência da Computação; e o número de vezes que esses artigos foram citados por outros pesquisadores da área, de acordo com o H-index.

De acordo com o professor Emerson Paraíso, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGIA) da PUCPR, o resultado do University Ranking for Computer Science & Electronics demonstra a qualidade do corpo docente da Universidade. “Isso mostra que a PUCPR tem professores de classe mundial na área de ciência da computação”, comemora.

Conquista que reverbera

Ciência da Computação; Pós-Graduação em Informática; University Ranking for Computer Science & Electronics; ranking; pós-graduaçãoA conquista, ainda que relacionada aos programas de pós-graduação stricto sensu, reverbera em diversas atividades da PUCPR. Emerson explica que os professores e pesquisadores estão sempre em sala de aula, comandam projetos de iniciação científica e isso permite que os estudantes da graduação também sejam impactados.

“Esses professores estão super atualizados com o que existe de mais novo na área. Quando estão lecionando, eles passam isso para os graduandos, que têm a oportunidade de entrar em contato com resultados de pesquisa que, muitas vezes, ainda nem saíram em artigos científicos e outros trabalhos acadêmicos”. Além disso, muitos fazem parte do corpo docente das especializações da PUCPR, beneficiando e atualizando também os estudantes da pós-graduação lato sensu.

Saiba mais | Entenda o que é pós-graduação lato sensu, pós-graduação stricto sensu e MBA

Ainda segundo ele, os professores que contribuíram com o resultado do ranking têm contatos e parceiros internacionais e promovem atividades dentro da Universidade. “Em 2019, por exemplo, tivemos dois pesquisadores estrangeiros ministrando cursos rápidos presenciais, em inglês, para estudantes de todos os níveis, inclusive da graduação”, relembra.

Ciência em diversos programas

A pesquisa sobre Ciência da Computação está presente em diferentes programas da Universidade: além do PPGIA, o tema também é abordado em estudos da Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas; Tecnologia em Saúde e Gestão Urbana.

No Programa de Pós-Graduação em Informática, especificamente, onde se concentra a maior parte dos estudos da área, as principais linhas de pesquisa são Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Engenharia de Sistemas (voltada a cybersegurança e software).