Destaque - 10 maio 2019

Quarto Industry Advisory Board (IAB) Meeting – Engenharia de Produção e Engenharia de Controle e Automação

Os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia de Controle e Automação da Escola Politécnica realizaram no dia 08 de maio, o 4o encontro do Industry Advisory Board. Trata-se de um grupo, formado por renomados profissionais de mercado, que auxiliam no processo de melhoria contínua dos cursos supracitados.

Nos três primeiros encontros, foram levantadas as carências na formação profissional do engenheiro. As maiores oportunidades de desenvolvimento apontadas estão relacionadas ao desenvolvimento de competências comportamentais, bem como oportunidades de aproximar a indústria da academia.

Na 4ª reunião foram apresentadas as ações desenvolvidas para tratar as oportunidades identificadas nos encontros anteriores, as quais envolvem iniciativas dos cursos, da Escola Politécnica e da PUCPR.

Dentre elas, podemos destacar:

– Corrente do bem: Palestras com profissionais de mercado, gerando doações em benefício da Pastoral da PUCPR;

– Mesa redonda: Reunião de aconselhamento e dúvidas, na qual profissionais em funções gerenciais conversam com um pequeno grupo de estudantes;

– TCC na empresa: Desenvolvimento de projetos aplicados;

– Disciplinas práticas: Aplicação dos conceitos dos cursos de forma prática;

– Parceria com SEAP: Oficinas nas disciplinas para desenvolvimento de competências comportamentais;

– Dentre outras.

Os profissionais integrantes do grupo propuseram sugestões para reforçar estas ações e melhorá-las. Além de se disponibilizarem a atuar ativamente nessas iniciativas, sendo fundamental para a continuidade ao projeto.

Nos 4 encontros do IAB, realizados entre 2017 e a data atual, contamos com a participação de 46 profissionais de 34 empresas. Agradecemos o envolvimento dos profissionais. Esta parceria é fundamental para a melhoria contínua dos cursos e a formação de profissionais cada vez mais preparados