Mestrado e Doutorado

Mestrado e Doutorado - 12 ago 2021

PUCPR é sede de conferência internacional sobre tecnologia em organizações inteligentes e sustentáveis

Evento que reúne pesquisa e inovação foi promovido pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas

O Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS) da PUCPR teve a honra de receber, em formato online, a 18th International Conference in Product Lifecycle Management do IFIP (International Federation for Information Processing, Grupo W.G 5.1). O evento foi realizado entre os dias 11 a 14 de julho e contou com a participação de 98 conferencistas de 22 países diferentes.

A Conferência teve como tema “Green & Blue Technologies to support smart and sustainable organizations” (“Tecnologias verdes e azuis para apoiar organizações inteligentes e sustentáveis”, em português). A temática foi desdobrada em três sessões especias: PLM Maturity, PLM implementation and Adoption within Industry 4.0; Sustainability, Sustainable Development and Circular Economy e Blockchain Integration with Enterprise Applications.

“A Conferência é internacionalmente conhecida por incentivar o desenvolvimento de pesquisas em parceria com a indústria e por abordar tópicos de alta relevância para a ciência aplicada, gerando inovação para diferentes segmentos empresariais”, comenta Prof. Osiris Canciglieri Junior, Chair desta edição da Conferência juntamente com Prof. Abdelaziz Bouras, da Universidade do Qatar.

Ciência e inovação na PUCPR

Participaram ainda desta edição os professores Anderson Szejka, Eduardo Loures, Eduardo Portela, Gilberto Meza, Marcelo Rudek e Roberto Zanetti, do PPGEPS/PUCPR, fazendo avaliação de trabalhos e conduzindo as sessões científicas. A abertura do evento foi realizada pela Decana da Escola Politécnica, Andreia Malucelli.

Ao longo dos quatro dias de Conferência, mais de 100 trabalhos foram apresentados em 25 sessões técnicas e 3 sessões especiais. A programação contou ainda com 8 palestras acadêmicas, 5 palestras industriais, 1 mesa redonda e 1 workshop doutoral. Dentre os palestrantes destacaram-se os professores e pesquisadores: Robert Young (Loughborough University), Rodrigo Lozano (University of Gävle), Cecilia Vilas Boas (Universidade Paulista), Ubiratã Tortato (PUCPR), Elias Ribeiro da Silva (University of Southern Denmark e egresso do PPGEPS) e Luiz Spinosa (Fundação Araucária).

Para as apresentações sobre a indústria, a conferência recebeu os palestrantes Domingo Urenã (M&M Aeronauticos) e Regis Ataíde (Siemens), David Berquelange (Renault), Alex Figueiredo (Volvo), e Renato Grottoli (Bosch e egresso do PPGEPS).

Como fechamento do evento e convite para futuras parcerias, o Prof. Marcelo Mira apresentou as possibilidades de colaborações internacionais com a PUCPR. O evento destacou a relevância da pesquisa da Engenharia de Produção da PUCPR, gerando novas perspectivas de colaboração entre universidades e indústria, nacional e internacionalmente.