Mestrado e Doutorado

Mestrado e Doutorado - 25 fev 2021

PUCPR e Bosch fazem parceria para programa de pós-graduação empresarial

O projeto integrará colaboradores da multinacional aos programas de mestrado e doutorado da Universidade para desenvolver pesquisas aplicadas

Bosch; mestrado e doutorado empresarial; pós-graduação; mestrado profissional; parceria entre a PUCPR e a Bosch
Arthur e Tainá, estudantes da PUCPR que participaram de um dos programas da parceria entre a Universidade e a Bosch.

Em fevereiro, a PUCPR deu início às atividades do Programa de Mestrado e Doutorado Empresarial em parceria com a Bosch Brasil. A iniciativa, que conta com o apoio da Hotmilk, o ecossistema de inovação da Universidade, tem como objetivo fomentar a inovação na multinacional, por meio da qualificação de pessoas em programas de pós-graduação stricto sensu.

Serão 19 colaboradores da Bosch que integrarão os programas de pós-graduação em Administração, Engenharia de Produção e Sistemas, Engenharia Mecânica e Informática da PUCPR e se tornarão pesquisadores em áreas como inteligência artificial, ciência de dados e mecânica. A ideia é que as pesquisas sejam aplicadas ao dia a dia e necessidades da Companhia.

Segundo Fernando Luciano, diretor geral da Hotmilk, o programa aproxima o conhecimento desenvolvido na academia ao mercado, colaborando com ambas as partes. “O programa tanto contribui com a formação dos colaboradores da Bosch, quanto resulta em pesquisas que resolvem problemas do mundo real”, comenta.

Nesse sentido, a iniciativa é benéfica tanto para a Companhia quanto para a Universidade: fortalece a pesquisa científica, que é tão importante para a sociedade e para a PUCPR, quanto gera uma solução real para a empresa, sempre por meio da inovação.

Parceria de longa data

Esta não é a primeira parceria entre a PUCPR e a Bosch. A Universidade já tinha uma cooperação que permitia que estudantes da graduação e pós-graduação atuassem no desenvolvimento de projetos dentro da Companhia. Arthur Beltrame foi um dos estudantes participantes. Com a conclusão do projeto, ele foi contratado pela Bosch e hoje compõe o quadro de colaboradores. Aqui você confere um pouco mais sobre o programa do qual Arthur participou.

De acordo com Luciano, o Mestrado e Doutorado Empresarial é a décima parceria feita entre a PUCPR e a Bosch nos últimos cinco anos. “Estamos muito felizes em poder apoiar essa conexão entre universidade e empresa em prol da inovação”, comenta o diretor geral da Hotmilk.

Os diferentes programas de pós-graduação

O Mestrado e Doutorado Empresarial são pós-graduações diferentes do Mestrado Profissional. Os primeiros estão ligados à iniciativa das empresas que querem capacitar seus recursos humanos ou solucionar problemas reais por meio da pesquisa e inovação, exatamente como acontece na parceria entre a PUCPR Bosch. As companhias que quiserem implantar algo semelhante devem entrar em contato com a Hotmilk.

Já o mestrado profissional tem foco direto no mercado de trabalho e une a aplicação do conhecimento ao aprofundamento típico da pós-graduação stricto sensu. Nesta matéria, você entende melhor as diferenças entre programas lato sensu e stricto sensu. Já neste conteúdo, você confere as diferenças entre mestrados e doutorados.