Destaque - 14 maio 2019

Professora do PPGTS realiza missão científica na França

A Profª Claudia Moro, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde – PPGTS, realizou esta semana (6 a 10 de maio) atividades de pesquisa na Universidade de Rennes 1 na França e no seu Hospital Universitário (CHU – Centre Hospitalier Universitaire) referente ao projeto em colaboração FIGTEM: Fine-Grained Text Mining for Clinical Trials, apoiado pela Fundação Araucária e INRIA.

O objetivo principal deste projeto é desenvolver ferramentas, métodos e algoritmos, de processamento de linguagem natural, para identificar critérios de elegibilidade em narrativas clínicas de prontuários eletrônicos do paciente e clinical trials em diferentes idiomas (inglês, português e francês), com a finalidade de minimizar o esforço de recrutamento de pacientes em estudos de pesquisa clínica.

O projeto iniciou-se em 2016 e durante o seu desenvolvimento O PPGTS tem recebido pesquisadores e estudantes de doutorado franceses. Em 2018, dois doutorandos do PPGTS realizaram estágio doutoral na Universidade de Rennes.