Gente da PUC

Gente da PUC - 06 mar 2020

#PÓSPUCPR: Manter-se atualizado para vencer desafios

Gilson buscou aprender novas ferramentas para se preparar para um novo momento da carreira e contribuir com os resultados da empresa onde trabalha

Continuar sempre em busca de novos conhecimentos e manter-se atualizado sobre as novas tendências do mercado é fundamental para crescer na carreira – Gilson Polinski que o diga. O tecnólogo em mecatrônica de 41 anos trabalha há 16 anos na Schneider Electric, empresa francesa especializada em serviços de distribuição elétrica. Ele foi chamado para assumir a coordenação de todo o processo fabril da planta de Curitiba, pois a linha de produção da multinacional estava se mudando para a cidade. Por ter uma formação muito técnica e ter atuado apenas na área de engenharia, Gilson sentiu necessidade de se aprimorar para coordenar as linhas de produção, utilizando novas ferramentas para melhorar a qualidade dos processos e produtos.

Gilson está cursando a Pós-Graduação em Engenharia de Produção Enxuta da PUCPR há um ano, e já consegue aplicar o que aprendeu em sua rotina de trabalho. “Eu não tinha tanto conhecimento de mapeamento de fluxo de valor, por exemplo, uma ferramenta que se usa muito na empresa. Só ouvia a equipe da área industrial falar. Hoje, trabalho quase diariamente com isso, até peço revisões de fluxos que não estão conforme o padrão”, conta. Gilson também acredita que os conteúdos relacionados a gestão operacional e desenvolvimento de pessoas irão ajudá-lo a criar uma cultura de alta performance em seu time.

Com a Pós, Gilson terá certificação Green Belt, muito importante e reconhecida no mercado, e que ensina um método para estruturar raciocínios e fazer análise de dados para resolver problemas dentro do dia a dia produtivo. Além disso, o conhecimento da Pós está o ajudando a aprimorar as ferramentas de Lean, que colaboram na redução de perdas e erros de montagem, já aplicadas dentro da empresa. “Queremos atingir a performance, eficiência e qualidade de processo que a companhia espera. Para isso, é preciso estar sempre buscando novos conhecimentos para aplicar na empresa e fazer uma melhora contínua”, explica Gilson.

Fazer a Pós-Graduação estava dentro do plano de desenvolvimento pessoal de Gilson na Schneider Electric, pois ele queria se propor a novos desafios. Ele conta que escolheu a Pós-Graduação em Engenharia de Produção Enxuta da PUCPR por conta do feedback que recebeu de ex-alunos. “A universidade é bem conhecida, e isso passa credibilidade. Hoje percebo isso na prática, a qualidade do ensino”. O curso contribuiu para o crescimento de Gilson dentro da empresa, e ele espera poder alçar voos ainda mais altos no futuro.

O curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Enxuta da PUCPR oferece certificação internacional em Lean Six Sigma pelo International Association for Six Sigma Certification (IASSC), além de proporcionar aos alunos a realização de um TCC aplicado em empresas. Você também pode fazer como Gilson, e conquistar seu tão sonhado desenvolvimento profissional através dos mais de 200 cursos de Especialização que a PUCPR oferece para diversas áreas do conhecimento.