Gente da PUC

Gente da PUC - 22 out 2020

“Eu quero levar o progresso”

Com apenas 25 anos, Gabriel já fundou três startups na área de tecnologia; duas delas dentro da PUCPR.

Gabriel Beraldo; Engenharia de Controle e Automação; pibep; evolab; abet
Gabriel Beraldo com um dos equipamentos da Evolabs, startup criada por ele para fazer análises de solo.

Gabriel Beraldo sempre foi muito curioso e desde criança sonhava em ser inventor. Não é à toa que, hoje, o rapaz de 25 anos segue a carreira de desenvolvedor, após se formar em Engenharia de Controle e Automação pela PUCPR. Ao longo do curso, Gabriel aproveitou as oportunidades da Universidade ao máximo, e encontrou no empreendedorismo uma forma de colocar suas ideias em prática.

Gabriel Beraldo; Engenharia de Controle e Automação; pibep; evolab; abetQuando estava na graduação, Gabriel participou do Programa Institucional de Bolsas de Empreendedorismo e Pesquisa (PIBEP). Durante o projeto, ele e sua equipe desenvolveram um biopolímero produzido para impressão 3D que visa substituir tratamentos convencionais de enxerto, placa e parafuso em animais. O projeto rendeu a fundação de duas startups, chamadas BioPrint e Orthofix 3D, a primeira delas encubada no Ecossistema de Inovação da PUCPR. Foi aí que o espírito empreendedor de Gabriel despertou. “Uma coisa é ter uma ideia, mas se ela ficar dentro da gaveta, não vale nada. Aprendi isso desenvolvendo o projeto com auxílio dos professores”, conta.

Não parou por aí

Depois da Hotmilk e do PIBEP, novas oportunidades surgiram. O projeto mais recente de Gabriel é uma startup de desenvolvimento e fabricação de equipamentos para laboratório, chamada EvoLabs. “Meu pai é engenheiro agrônomo, então sempre tive muita ligação com o campo. Um amigo dele tinha a ideia de desenvolver equipamentos para automatizar processos de análise de solo, então montamos uma sociedade”, conta.

Utilizando conceitos como smart factory e indústria 4.0, a EvoLabs possui uma linha de aparelhos que fazem os mais variados tipos de análises, possibilitando automatizar um laboratório inteiro com máquinas que trabalham de forma interligada. “Conseguimos ter visão geral de todo o processo acontecendo ao mesmo tempo e ter acesso a essas informações de maneira visual”, explica Gabriel. Ele é o responsável pelas partes de software e inteligência das máquinas.

Com apenas dez meses de funcionamento, a startup já validou suas máquinas e instalou seu método em diversos laboratórios. Gabriel conta que o próximo passo para a EvoLabs é começar a exportar os equipamentos para atingir o mercado internacional.

A graduação foi fundamental

A primeira máquina desenvolvida pela EvoLabs ficou pronta no mesmo dia da formatura de Gabriel na PUCPR, como Engenheiro de Controle e Automação. Todo o desenvolvimento da ideia aconteceu enquanto o rapaz cursava a graduação, e os aprendizados dentro da Universidade foram fundamentais para auxiliar no processo, segundo ele. “O curso me deu os conhecimentos que eu precisava, a visão técnica das coisas e os caminhos a seguir para desenvolver uma nova tecnologia”.

Com tantas oportunidades em vista, Gabriel considera difícil prever o futuro. Mas de uma coisa ele tem certeza: “Gosto de promover a inovação nos lugares onde estou colocando meus produtos. Quero levar o progresso”, conclui.

Engenharia de Controle e Automação multidisciplinar e empreendedora

Além de oportunizar o conhecimento técnico para o desenvolvimento de novas tecnologias, como faz Gabriel, o curso de Engenharia de Controle e Automação na PUCPR instiga os estudantes a desenvolverem e amadurecerem seus projetos com o suporte e expertise dos professores, como explica o coordenador Anderson Szejka. “Ao longo da graduação, os estudantes desenvolvem projetos multidisciplinares com outros cursos de Engenharia. Isso proporciona flexibilidade para trabalhar com equipes heterogêneas e os prepara para o mercado”. Desde 2018, o curso também conta com uma disciplina de Empreendedorismo e Inovação no 3º período.

Recentemente, a graduação em Engenharia de Controle e Automação da PUCPR foi acreditado pela ABET, um órgão estadunidense da área de engenharia e tecnologia, que certifica cursos com padrões internacionais de qualidade. “Isso mostra que o curso está alinhado com as tendências de mercado e atualizado com o que há de mais moderno na indústria”, comemora o coordenador. A acreditação beneficia especialmente os estudantes que almejam uma carreira internacional, pois o diploma de um curso acreditado abre portas para mestrados, doutorados e vagas em grandes empresas fora do país.