Mestrado e Doutorado

Mestrado e Doutorado - 27 set 2021

Estão abertas as inscrições do processo seletivo para o Mestrado 2022 do PPGIa

De 20/09 a 03/12, os interessados podem se candidatar em uma das linhas de pesquisa oferecidas pela PUCPR

processo-seletivo-mestrado-2022-ppgia-escola-politecnica-pucpr

O Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGIa) da Escola Politécnica da PUCPR está com as inscrições abertas, no período de 20/09/21 a 03/12/21, para o processo seletivo para o curso de Mestrado, turma 2022 (conceito 5 na avaliação da CAPES). O programa forma mestres em uma das seguintes linhas de pesquisa: Ciência de Dados, Engenharia de Sistemas, e Inteligência Artificial.

O PPGIa é formado por um quadro de quatorze professores, dentre os quais, sete são bolsistas de produtividade do CNPq.

Exigências para titulação

Para conseguirem a titulação de mestres, os alunos devem cumprir as seguintes exigências:

– Completar um mínimo de 26 créditos em disciplinas;

– Obter aprovação em exame de Publicações de Mestrado;

– Obter aprovação em exame de Suficiência em inglês;

– Obter aprovação em exame de Qualificação em Mestrado;

– Obter aprovação em Dissertação de Mestrado.

Mais informações sobre o regulamento do PPGIa podem ser encontradas aqui

Inscrições

As inscrições para o processo seletivo do Mestrado são realizadas pelo Portal PUCPR, entre 20/09/21 a 03/12/21 (não serão aceitas inscrições após o prazo). A documentação exigida para a inscrição, deverá ser enviada para o e-mail: [email protected]

Seleção dos candidatos

A Comissão de Seleção e Bolsas do PPGIa examina todos os candidatos que se apresentam e classifica-os, para fins de alocação de vagas. O número de vagas é definido por cada grupo de pesquisa, de acordo com a disponibilidade dos orientadores no momento da seleção.

A avaliação dos candidatos considera o regime de dedicação ao programa (tempo integral ou parcial); a formação acadêmica; o currículo; as cartas de recomendação; a entrevista, a critério do grupo de pesquisa.

Bolsas de Estudos

O PPGIa tem algumas bolsas de estudos e isenções da taxa escolar disponíveis para os alunos de Mestrado. O número de bolsas e taxas varia de acordo com a disponibilidade de recursos das agências de fomento. Os candidatos interessados em concorrer a uma destas bolsas devem encaminhar, junto com os documentos necessários para inscrição, a nota do POSCOMP (se realizado) e comprovante de publicações (se houver) e preencher o formulário de interesse na bolsa ou isenção (anexo II do edital). Os critérios utilizados pela Comissão de Seleção e Bolsas estão disponíveis na página do Programa.

Calendário com datas importantes

– Inscrições: 20/09/2021 a 03/12/2021

– Resultado do processo de seleção: a partir do dia 10/12/2021

– Matrícula: 01/02/2022 a 08/02/2022

– Início do Ano Letivo: 09/03/2022

Conheça mais sobre o Mestrado da PUCPR

O curso teve sua primeira turma em agosto de 1996 e foi recomendado pela CAPES em 1997. A primeira dissertação defendida foi em novembro de 1998, a centésima em agosto de 2004.

Em 2018 atingiu o nível 5 na avaliação da CAPES. Até fevereiro de 2021 foram defendidas aproximadamente 350 dissertações.