Destaque - 12 mar 2021

Equipe de Robótica da PUCPR conquista o segundo lugar em competição internacional

Disputa ocorreu online e estudantes precisaram desenvolver um robô autônomo

Equipe de Robótica da PUCPR na IronCup de 2020, ainda antes da pandemia.

Entre os dias 26 e 28 de fevereiro, a Equipe de Robótica da PUCPR disputou o IronCup 2021, um dos maiores campeonatos de robótica do Brasil que recebe grupos de diversos países, e conquistou o segundo lugar na categoria Sumô Mini Autônomo.

equipe de robótica; equipe de robótica da PUCPR; campeonatos de robótica; robôs; habilidades técnicasA competição, que neste ano ocorreu online, é organizado pela Robocore e a Inatel e contava com 6 categorias: Futebol VSS, Futebol 2D, Sumô LEGO, Sumô Mini RC, Hockey e Sumô Mini Autônomo. Nesta última, havia 48 equipes inscritas que precisavam empurrar o robô adversário para fora da área de combate de forma totalmente autônoma, ou seja, as máquinas deveriam realizar os movimentos baseados na leitura de sensores e programação. As disputadas ocorreram em um sistema de chaves de dupla eliminação, no qual as equipes vencedoras derrotavam os competidores duas vezes, sendo a primeira na chave dos campeões e a segunda derrota na chave dos perdedores.

O professor Valter Klein Junior, coordenador da equipe da PUCPR, explica que, nesta edição, o algoritmo do robô era o mais importante para vencer. “O desenvolvimento do robô envolvia concepção e programação. Pegamos o hardware padrão, pensamos em uma estratégia e aí desenvolvemos o algoritmo que permitia a melhor movimentação”, comenta. Além da PUCPR, também havia equipes da PUC-Rio, USP, Unicamp, ITA e IME, além que times da Bolívia e Chile.

Preparando os profissionais do futuro

Na Equipe de Robótica, os estudantes têm muita autonomia e são preparados para a atuação no mercado de trabalho. Lá, eles colocam em prática e entendem como podem aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. São os próprios universitários que organizam e executam os projetos dos robôs, assim como todo o processo de seleção de novos integrantes do time, o que colabora para o desenvolvimento de habilidades técnicas, como inteligência artificial e mecânica, e skills comportamentais, como comunicação e gestão de pessoas.

Klein, que coordena a equipe, apoia os acadêmicos e os direciona quando necessário. “Nossa intenção é formar, desde já, os engenheiros e gestores do futuro. Então eles são responsáveis pela rotina de atividades, resultados e busca de soluções, como acontecerá no mercado de trabalho”, defende.

Ele ainda comenta que as competências adquiridas na Equipe de Robótica da PUCPR impactam diretamente na vida profissional dos estudantes. “A maioria deles começa a estagiar já no 5º período do curso com bons salários e, antes de concluir o curso, está empregada”, comenta o professor.

Gustavo Mendes, egresso da Universidade que hoje atua como Engenheiro de Automação na Tesla, participou do projeto durante a graduação. Saiba mais sobre a história dele aqui.

Equipe de Robótica da PUCPR

A Equipe de Robótica da PUCPR é um programa extracurricular que surgiu em 2004 e, hoje, está ligado à Escola Politécnica da Universidade. O grupo já coleciona 22 títulos nacionais, sendo 19 deles nas categorias rádio controladas e 3 nas categorias autônomas. Os acadêmicos desenvolvem diversos tipos de robôs e participam de campeonatos frequentemente.

Atualmente, a equipe conta com 45 membros, divididos entre as frentes de atuação, do grupo como desenvolvimento, marketing e finanças. Para participar é necessário ser estudante da PUCPR e participar do processo seletivo. Estudantes de todos os cursos podem se inscrever. Para saber mais, acompanhe a equipe nas redes sociais.