Planeta PUC

Planeta PUC - 05 out 2020

Cursos da Escola Politécnica da PUCPR recebem acreditação internacional na área de Engenharia e Tecnologia

Graduações em Engenharia de Produção e Engenharia de Controle e Automação foram acreditados pela ABET, que certifica cursos com padrões internacionais de qualidade

acreditação abet; acreditação da abet; acreditação; curso acreditado pela abet

Os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia de Controle e Automação do Câmpus Curitiba da PUCPR foram acreditados pela ABET, organização que acredita programas de universidades e faculdades nas áreas de engenharia, tecnologia, computação e ciências naturais e aplicadas.

A ABET (Accreditation Board of Engineering and Technology) é uma instituição reconhecida internacionalmente e que assegura que os cursos acreditados atendem aos padrões de ensino internacionais de mais alto nível, formando profissionais prontos para atuar no mercado de trabalho global. Os graduados de um curso acreditado pela ABET têm uma base educacional sólida e são capazes de liderar o caminho em inovação e tecnologias emergentes, além de antecipar as necessidades de bem-estar e segurança da sociedade.

Até hoje, não existiam cursos acreditados no Brasil e a PUCPR saiu na frente. “Os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia de Controle e Automação da PUCPR Câmpus Curitiba são pioneiros na utilização dos padrões internacionais de acreditação propostos pela ABET”, conta a professora Gabriela Veiga, que esteve diretamente envolvida no processo.

Carreira internacional

A acreditação destes dois cursos reforça as iniciativas de internacionalização da Escola Politécnica. “Percebemos mudanças muito positivas em ambos os cursos que adotaram as melhores práticas a partir dos critérios acreditação e queremos aplicá-las para todos os nossos cursos, independentemente de ingressar no processo formal de acreditação”, cita a professora Andreia Malucelli, decana da Escola Politécnica.

Ter um diploma com acreditação da ABET pode ajudar muito quem tem interesse em uma carreira internacional, aumentando as oportunidades de trabalho. O professor Anderson Luis Szejka, coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação, explica que, para os estudantes que pensam em uma carreira internacional, o que tem se tornado cada vez mais comum na área de engenharia, a acreditação é fundamental: “ter cursado uma graduação em um curso certificado pela ABET é pré-requisito para diversas vagas em empresas fora do país”.

Profissionais mais qualificados

acreditação abet; acreditação da abet; acreditação; curso acreditado pela abet

Segundo Rafael Wollmann, coordenador de Engenharia de Produção, além de ser um grande passo para a internacionalização dos cursos, a acreditação também contribui para a qualidade técnica do currículo, já que reforça a integração entre a academia e o mercado de trabalho. “Temos uma parceria forte com as empresas locais para gerar insights e entender como podemos melhorar o processo de formação de profissionais, mas sem dúvidas isso foi intensificado com a incorporação dos critérios da acreditação”, conta Wollmann. “Desenvolvemos um grupo chamado IAB (Industry Advisory Board) que conta com profissionais de destaque de empresas da região que vêm até a universidade, para discutir itens relevantes para a melhoria dos cursos”, explica.

Além disso, de acordo com ele, as empresas nacionais também precisam ficar atentas aos estudantes que têm a acreditação da ABET em seus currículos. “Isso torna o profissional diferenciado. Ele teve acesso a um curso com padrões internacionais de excelência, desenvolveu competências em engenharia e tecnologia e sabe transferir conhecimento teórico de alta qualidade para a prática profissional”.

Mudanças no currículo?

acreditação abet; acreditação da abet; acreditação; curso acreditado pela abetOs critérios preconizados pela ABET enfatizam a necessidade de prover experiências práticas e aplicadas, para que os alunos resolvam problemas complexos e reais ao longo de todo o curso. Os professores explicam que o fato de a Instituição adotar metodologias ativas e dos cursos terem relações de parceria com empresas locais, colaborou para o atendimento destes critérios.

“A ABET incentiva a aplicação dos conhecimentos ao longo de todo o curso em empresas e problemas reais. Nós já desenvolvíamos diversas atividades hands on, mas certamente os direcionamentos da acreditação internacional também contribuíram com o reforço deste item, que foi reconhecido como um dos diferenciais dos cursos pelos avaliadores”, observa a professora Gabriela.

Complementando a formação com um curso acreditado

Alguns dos universitários da PUCPR já entenderam a importância da acreditação da ABET. O professor Anderson, que coordena a graduação em Engenharia de Controle e Automação, conta que já foi procurado por estudantes de Engenharia Mecatrônica que têm interesse no diploma de Engenharia de Controle e Automação com a chancela da ABET.

“No caso dos estudantes de Engenharia Mecatrônica da PUCPR, é possível estudar disciplinas do curso de Engenharia de Controle e Automação durante um ano e completar ambas as graduações. Além de dois diplomas, eles saem da Universidade com este último acreditado”, explica Anderson.

Corpo docente comprometido

O corpo docente de ambos os cursos foi envolvido no processo, para garantir que o desenvolvimento das competências dos estudantes ocorresse de forma ampla e ao longo de toda a graduação. Uma equipe da Escola Politécnica, composta pela professora Gabriela, os coordenadores Anderson e Rafael, e os professores Ricardo Diogo e Emerson Donaisky, esteve à frente das tratativas de acreditação, desde o início, em 2016.

Ficou interessando? Clique nos botões abaixo, conheça e curso e mostre que você quer sair na frente com o diploma de um curso acreditado pela ABET:

Quero saber mais sobre Engenharia de Produção!

Quero saber mais sobre Engenharia de Controle e Automação