Intercâmbio

Intercâmbio - 19 nov 2020

Curso de Engenharia Química da PUCPR passa a oferecer Dupla Diplomação em universidade francesa

École Nationale Supérieure de Chimie de Rennes (ENSCR) é referência na área de engenharia

O curso de Engenharia Química da Escola Politécnica da PUCPR assinou recentemente um convênio para Dupla Diplomação com a École Nationale Supérieure de Chimie de Rennes (ENSCR), na França. A ENSCR é uma instituição pública de ensino superior que faz parte do Grupo das Grandes Écoles Francesas e é referência em Engenharia Química, Ambiental e Biotecnológica.

O Programa de Dupla Diplomação é uma oportunidade de intercâmbio internacional, na qual os participantes obtêm, ao final do curso de graduação, tanto o diploma brasileiro da PUCPR quanto o diploma francês da ENSCR. O resultado é equivalente a ter cursado toda a graduação nas duas Universidades. A partir do novo acordo, a PUCPR poderá enviar intercambistas para a ENSCR, além de receber estudantes franceses.

Para participar do Programa, o estudante deverá ter completado com aprovação por nota e frequência todas as disciplinas do 7 º período de Engenharia Química no momento da partida, além de estudar a língua francesa e inglesa por pelo menos 4 semestres e realizar os respectivos testes de proficiência. As candidaturas e o processo seletivo ocorrem no mês de março para estudantes do 7º período do curso.

Os estudantes selecionados irão cursar do 7º ao 10º período de Engenharia Química na ENSCR, podendo realizar inclusive o Estágio Supervisionado Obrigatório na França. Ao retornarem ao Brasil, os estudantes cursarão o 10º período na PUCPR, prolongando a graduação em um semestre.

Outras oportunidades de Dupla Diplomação

Ao participar do Programa de Dupla Diplomação, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar uma nova cultura, aprimorar um idioma e formar uma rede de contatos internacionais. Além da nova parceria, a Escola Politécnica da PUCPR oferece diversas outras oportunidades.

Ainda para os estudantes de Engenharia Química, é possível optar pela Dupla Diplomação na École Nationale Supérieure de Chimie de Rennes, na França. O curso de Engenharia de Controle e Automação tem parceria com a Universitad de VIC (UVIC), na Espanha. Já os cursos de Engenharia Mecânica e de Produção oferecem Dupla Diplomação na Université de Technologie de Troyes, também na França. Por último, os estudantes de Engenharia Civil têm a oportunidade de realizar o programa na Universidade do Minho, em Portugal.

Saiba mais sobre a Dupla Diplomação da PUCPR + ENSCR