Escola de Negócios

Escola de Negócios - 24 maio 2021

Sustentabilidade como protagonista: professor de universidade no Texas compartilha experiências com estudantes da Escola de Negócios

Estudantes de internacionais de Negócios são os protagonistas para a transição das organizações para a sustentabilidade, segundo o professor Hubert Zydorek

O conjunto de práticas sustentáveis que começam individualmente pode ser o jeito certo de construir organizações mais preocupadas com a vida e a perpetuidade do planeta. Esse foi um dos temas de um encontro online entre os estudantes do International Management Program (IMP) e do International Business Program (IBP), da Escola de Negócios da PUCPR, e o professor Hubert Zydorek, da University of Texas – Dallas.

O conceito de Sustainability Bundle é uma das vias pelas quais as organizações podem perseguir a sustentabilidade como protagonista em seus negócios. Segundo o professor, qualidade, status, saúde, dinheiro, e emoções são características muito valorizadas pelos consumidores e que podem ser amplificadas pelo uso de técnicas de produção e gestão para a sustentabilidade.

O professor também pontuou que produtos sustentáveis podem ter mais qualidade ao utilizar matéria-prima de primeira linha, com rigoroso controle de origem, por exemplo. A professora Juliana Noschang, doutora em Marketing Estratégico e tutora nas graduações internacionais da Escola de Negócios da PUCPR, reforça o argumento afirmando que cada vez mais existem produtos que são customizados e personalizados para pessoas que se preocupam com essas questões. “As pessoas entendem melhor o que está acontecendo com nosso planeta. Produtos sustentáveis estão, com o passar do tempo, virando sinônimo de alta qualidade”, destaca a professora.

Para finalizar, Zydorek falou sobre o papel da emoção dos consumidores, que exigem cada vez mais selos e certificações que comprovem que as empresas que os servem sejam sustentáveis. A abordagem do tema com os estudantes levantou reflexões a respeito do papel de cada um como consumidores, como estudantes, e como futuros gestores.

Saiba mais sobre o IBP e o IMP.