Fique por dentro - 10 maio 2019

PUCPR capacita cooperativas do Paraná em Programa de Compliance

A Universidade oferece, em parceria com o Sistema Ocepar, capacitação customizada, para ganho de eficiência, competitividade e produtividade

O termo compliance, que tem origem no verbo inglês to comply e significa estar em conformidade com leis e regulamentos internos e externos, ganha cada vez mais espaço nas empresas, especialmente as que têm relação com a administração pública.

A empresa que tem profissionais especializados em compliance está em vantagem competitiva, à medida em que a atividade reduz o grau de exposição e responsabilização em relação a potenciais comportamentos irregulares ou ilegais dos colaboradores.

Para contribuir com aumento de eficiência e ganho de competitividade e produtividade, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e o Sistema Ocepar (Organização de Cooperativas do Paraná), por meio do Sescoop/PR, acabam de lançar o Programa de Compliance do Cooperativismo Paranaense. O propósito é qualificar as cooperativas , para atender a todos os requisitos que implicam estar em compliance.

A programação de lançamento do Programa de Compliance do Cooperativismo Paranaense teve ainda a apresentação de duas palestras: “Governança e Compliance: novo paradigma no ambiente de negócios”, proferida pelo ex-ministro-chefe da Controladoria Geral da União e sócio da Warde Advogados, Valdir Simão, que colaborou com a regulamentação da Lei n° 12.846/13, conhecida como Lei Anticorrupção; e “Diálogo sobre Compliance: responsabilidades, desafios e perspectivas para as cooperativas”, com o professor da PUCPR, Jelson Oliveira.

Estas palestras oportunizaram aos presentes uma reflexão sobre a importância do tema para o contexto cooperativo.

“Compliance não é uma moda, assim como outras que tivemos no passado e que, com o tempo, desapareceram. Compliance é uma forma de atuar e é o mercado que está solicitando isso”, afirmou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, ao abrir o seminário de lançamento do Programa de Compliance do Cooperativismo Paranaense, uma iniciativa do Sistema Ocepar, que será executada por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), com apoio da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

De acordo com a fala do decano da Escola de Negócios da PUCPR, Bruno Henrique Rocha Fernandes, no evento de lançamento, outro ponto importante dessa ação, que é o desenvolvimento da cultura do compliance. “O que queremos trabalhar nessa parceria com a Ocepar e Sescoop/PR é justamente como mapear e desenvolver processos efetivos mas, ao mesmo tempo, desenvolver a cultura de compliance em cada uma das cooperativas que aderirem ao programa. De fato, essa iniciativa tem duas grandes vertentes: a primeira, mapear processos, entender como fazer mais e melhor, sem burocratizar. Vamos fazer processos inteligentes. Agora, queremos trabalhar as pessoas, pois não adianta ter processos maravilhosos e pessoas que não internalizaram, não apropriam e não transformam isso em sua realidade. Então, é um programa que envolve uma parte de capacitação, com conceitos fundamentais, mas irá, principalmente, formar grupos em cada uma das cooperativas para que possamos construir coletivamente boas práticas de compliance. Construir, transmitir e ajudar na institucionalização dessas práticas”,

Com início do atendimento as cooperativas, previsto para junho/19,  a PUCPR tem o objetivo de oferecer soluções customizadas, de acordo com a realidade de cada cooperativa participante, sempre trabalhando em uma ação articulada, com a união de competências complementares,  entre Sistema Ocepar, Sescoop e PUCPR,.

Para a entrega do Programa, os profissionais envolvidos utilizarão metodologias ativas como estratégia, desta forma, os participantes do Programa serão protagonistas do processo de aprendizagem, sempre trabalhando com situações contextualizadas e contribuições práticas, para a realidade da cooperativa.

“Esperamos equipes multifuncionais, formadas por assessores jurídicos, contábeis, administrativos, enfim, de todas as áreas da cooperativa, para a amplitude do compliance”, afirma o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche. O período de duração varia de acordo com o estágio e os desafios de cada cooperativa. A estimativa é de processo de seis meses a um ano.

O Programa de Compliance do Cooperativismo Paranaense, concebido pelo Sescoop e PUCPR, contempla as seguintes etapas: Seminário de Lançamento, Nivelamento de Conhecimentos em Compliance, Formação e Mentoria, Compliance Bab, Manual de Boas Práticas, Ferramentas deAapoio, Fórum de Compartilhamento de Boas Práticas e Certificação. Cada etapa do Programa será essencial para que a Cooperativa desenvolva as suas práticas de Compliance.

Para conhecer mais sobre o Programa e obter informações sobre inscrições, que são somente para as Cooperativas que compõem o Sistema Ocepar, acesse o link clicando aqui

Caso sua empresa tenha interesse no tema, poderá entrar em contato com a Escola de Negócios da PUCPR, que também atende outras empresas com Programas de Compliance, In Company, de forma customizada.