Escola de Negócios

Escola de Negócios - 27 jun 2019

Prof. Wilhelm Meiners representa a Escola de Negócios – PUCPR no XVIII ENANPUR – Encontro bienal da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional.

No final de maio ocorreu em Natal/RN o Encontro bienal da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional – XVIII ENANPUR. Trata-se de um evento nacional de grande porte, que reuniu cerca de 2 mil pesquisadores nacionais e internacionais.

A Escola de Negócios da PUCPR foi representada pelo Prof. Wilhelm Meiners, como conferencista no evento apresentando  pesquisas realizadas no âmbito do Estúdio de Economia e Finanças, apresentando dois artigos, um sobre a Economia e Geografia da Inovação em Curitiba, avaliando a trajetória do Ecossistema de Inovação (Parque de Software, Tecnoparque e Vale do Pinhão) e outro sobre os Espaços Privados de Uso Público, com um estudo de caso em Curitiba, que visa avaliar criticamente os novos espaços públicos nas metrópoles pós-modernas.

Entre tantos olhares para o urbano e para o desenvolvimento das cidades, uma das ideias unificadoras discutidas no ENANPUR trata sobre o impacto da revolução digital e o papel das Universidades. Compreende-se o Sistema de Ensino Superior como o mais promissor para alavancar o desenvolvimento regional. Isso tanto em nas metrópoles, que competem no espaço-mundo, ou para as pequenas cidades mais afastadas dos núcleos urbanos dinâmicos.

Promissor quando forma a mão de obra qualificada para atender as demandas dos novos sistemas produtivos regionais, quando forma cidadãos completos na sua autonomia intelectual para mover as instituições regionais, confrontando o atraso patrimonialista e quando produz ciência e pesquisas, conectando o pensamento global com a ação local.