Escola de Negócios

Escola de Negócios - 28 set 2021

Pesquisadora debate sobre marketing digital e tendências de mercado com estudantes das graduações internacionais da Escola de Negócios da PUCPR

Evolução do conceito de marketing segundo Kotler, centralidade do consumidor na Era 5.0 e cases sobre novas tecnologias foram abordados

pucpr-doutoranda-marketing-digital-escola-negocios-tecnologia

Como o marketing digital tem influenciado a dinâmica entre o mercado e os consumidores? O que as empresas têm feito para atender o novo consumidor e suas demandas? Quais as tendências do mercado quando falamos de marketing digital? Para debater sobre essas e outras questões, a publicitária egressa da PUCPR, mestre em Administração e doutoranda da UFPR, Marina Proença, compartilhou seus conhecimentos com os estudantes dos programas de graduação internacional da Escola de Negócios da PUCPR, o International Management Program (IMP) e o International Business Program (IBP), durante encontro realizado no dia 27 de setembro.

Durante o bate-papo, a pesquisadora destacou a evolução do conceito de marketing segundo Kotler e discutiu a centralidade do consumidor na Era 5.0 do Marketing. Proença apresentou cases sobre novas tecnologias que estão em uso em diversos locais do mundo e que estão mudando o dia a dia dos consumidores. A doutoranda destacou que as empresas devem entender seus consumidores para buscar atendê-los da melhor forma possível e reforça que ações de marketing online devem ser implementadas conjuntamente com ações offline, considerando que a sinergia criada por ambas trará melhores resultados às empresas.

Proença também destacou que a tecnologia e o marketing digital são meios e não fins, abordando a relevância das teorias de base que contribuem para o entendimento de estratégias mercadológicas. Para os tutores do Programa Vivências Práticas, professores Caio Camargo, Karlan Muniz e Juliana Costa, a aproximação de profissionais da academia com os estudantes dos cursos internacionais de gestão agrega conhecimento de ponta à formação acadêmica, pois os apresenta um universo de pesquisa e tendências.

SAIBA MAIS SOBRE O  IBP E O IMP