Escola de Negócios

Escola de Negócios - 24 maio 2021

Marketing, inovação e carreira são temas de bate-papo com head de Marketing da EXAGO e TOTVS Curitiba

Para Alexandre Conte, o profissional do futuro deve estudar constantemente, ter iniciativa, curiosidade e ser um misto de Nerd, Geek e Gamer

Um bate-papo online entre os estudantes dos programas internacionais da Escola de Negócios da PUCPR e o Head de Marketing da Exago, startup portuguesa de inovação e da unidade de Curitiba da empresa brasileira de softwares TOTVS, Alexandre Conte, rendeu dicas e muitas informações sobre inovação, marketing e carreira. O profissional explicou que o termo inovação vem do latim innovare e significa “fazer algo novo”, e que, segundo o documento de referência para a área “Manual de Oslo”, pode ser aplicado em uma empresa em quatro frentes: implementando um produto de bens e serviços novo ou significativamente melhorado, implementando um processo, novos métodos de marketing e método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.

De acordo com Conte, a inovação é a mudança em produtos e serviços que uma empresa pode oferecer, podendo ser disruptiva, que é quando esse novo produto ou serviço muda um mercado, ou incrementa, acionando novas características a produtos já existentes. Já a inovação em processo trata-se da mudança na maneira como as tarefas, os produtos e serviços são criados e entregues. Por sua vez, a inovação no posicionamento (ou inovação de marketing, segundo o Manual de Oslo), caracteriza-se pela mudança no contexto em que produtos e/ou serviços são colocados no mercado. Por fim, a inovação organizacional, ou de quebra de paradigmas é a mudança nos modelos subjacentes, orientando o que a empresa faz e oferece ao mercado.

Conte tem uma vasta experiência em Marketing que foi compartilhada com os estudantes durante o encontro, principalmente sobre entendimento do mercado e quebra de status quo. O convidado indica que para uma organização ser bem sucedida, além da visão abrangente de marketing e da cultura inovadora, é necessário colocar as pessoas certas nos lugares certos, criar uma cultura na empresa que valorize as funções e não os cargos e, por fim, a empresa deve compartilhar sonhos e propósitos com os colaboradores.

Saiba mais sobre o IBP e o IMP.