Escola de Negócios

Escola de Negócios - 28 abr 2021

Estudantes dos programas internacionais da Escola de Negócios participam de treinamento com empresa especializada em LinkedIn

Estudantes aprenderam dicas de como criar um currículo de destaque na plataforma e aumentar as chances no mercado de trabalho

Em 20 de abril, os estudantes do programa de graduação internacional da Escola de Negócios da PUCPR, o International Management Program (IMP), participaram de um bate-papo online com a professora e sócia-proprietária da empresa de treinamento em LinkedIn All See, Kelly Melo, sobre como aperfeiçoar o currículo na plataforma. Durante o encontro, Melo explicou para que serve a rede social, apresentando exemplos das melhores práticas de usuários.

A convidada falou sobre quais informações colocar na rede social, indicando o que pode diferenciar bons perfis no LinkedIn, tornando-os perfis campeões. Um relatório trimestral de 2020 divulgado pela Microsoft, aponta que o LinkedIn já ultrapassa 690 milhões de usuários. Segundo Melo, esse número mostra que a plataforma continua a se expandir e a ganhar força. Quando se considera o uso ativo da plataforma, o relatório da Microsoft afirma que as sessões do LinkedIn continuaram a aumentar, chegando a 26% no primeiro trimestre de 2021, experienciando níveis recordes de engajamento.

Colocação no mercado de trabalho

A profissional também afirma que o LinkedIn se trata de uma rede bastante procurada por recrutadores, por isso é importante aproveitar o espaço para relatar todas as experiências profissionais e vivências de trabalho.  Segundo Melo, é importante ser ético e transparente nas informações disponibilizadas na rede social, evitando constrangimentos em entrevistas de emprego, por exemplo.

No bate-papo, os estudantes interagiram por meio de perguntas e compartilharam dúvidas sobre o assunto, além de aproveitarem a oportunidade para analisarem seus próprios perfis no LinkedIn. Foi possível ter um melhor entendimento da plataforma e de como utilizá-la de maneira eficaz para auxiliar a colocação no mercado de trabalho.

O professor Caio Camargo da Silva, tutor nos cursos internacionais na Escola de Negócios, reforça a importância de se conhecer boas ferramentas de colocação no mercado, bem como ter um currículo de qualidade que possa alimentar a rede com boas referências. A professora Juliana Noschang, também tutora nas graduações internacionais da Escola, enfatiza a relevância da qualificação e das experiências internacionais dos estudantes a serem relatadas no LinkedIn. “As experiências internacionais que nossos estudantes já tiveram, assim como as experiências que terão ao participarem de programas de dupla diplomação em alguma instituição parceira da PUCPR no exterior, fazem uma enorme diferença no momento de montar o currículo e ter um perfil campeão no LinkedIn”, afirma a professora.

Saiba mais sobre o IBP e o IMP.