Escola de Negócios

Escola de Negócios - 20 abr 2021

Estudantes dos programas internacionais da Escola de Negócios participam de bate-papo sobre governança corporativa e fraudes contábeis

Executivo, consultor e doutorando da PUCPR, Alexandre Esteves, falou sobre a conexão entre pesquisa e o ensino

Em 14 de abril, os estudantes dos programas internacionais da Escola de Negócios da PUCPR, o International Business Program (IBP) e o International Management Program (IMP), participaram de um bate-papo online com o economista e contador Alexandre Esteves, sobre governança corporativa e fraudes contábeis.

Esteves é mestre em Administração de Empresas com ênfase em Finanças pela PUCPR e doutorando em Administração, também pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da PUCPR. O convidado é especialista em gestão de resultados e fraudes contábeis e, durante o bate-papo, apresentou casos atuais de como a ética e a gestão andam de mãos dadas. Ao final da conversa, Alexandre reforçou a importância da ética nos negócios, principalmente relacionada às responsabilidades dos administradores, gestores e executivos das organizações.

Durante o encontro, os estudantes foram engajados fazer e responder perguntas ao participante durante demonstrações de casos atuais de fraudes e exemplos negativos de governança corporativa. Os acadêmicos puderam conhecer conceitos que fazem parte da tese de doutorado de Esteves que, orientado pelo professor Pedro Piccoli, segue a linha de pesquisa em finanças estratégicas e está alinhada com outras pesquisas desenvolvidas no PPAD da PUCPR. Essas pesquisas estão em sincronia com o que se discute globalmente em relação ao desempenho organizacional e indicadores de governança.

O professor Caio Camargo da Silva, tutor dos estudantes nos programas internacionais da Escola de Negócios, diz que esta ligação do mundo da pesquisa nos programas de mestrado e doutorado com a graduação em negócios é relevante, tornando a prática essencial para uma universidade como a PUCPR.  A professora Juliana Noschang da Costa, também tutora nos programas internacionais da Escola, enfatiza a relevância do tema. “Governança Corporativa, Accountability (prestação de contas), e Compliance estão extremamente em voga. É parte de um programa de graduação diferenciado trazer isso de uma perspectiva externa, com executivos e profissionais de mercado e que também são atuantes na academia”, reforça a professora.

Saiba mais sobre o IBP e o IMP.