Escola de Negócios

Escola de Negócios - 11 mar 2021

Estudantes dos programas internacionais da Escola de Negócios participam de bate-papo sobre cooperativas e internacionalização

Coordenador do Mestrado em Gestão de Cooperativas da PUCPR, Alex Ferraresi, comentou sobre casos internacionais que inspiram o futuro das cooperativas no Brasil

Em 9 de março, estudantes dos programas de graduação internacional da Escola de Negócios da PUCPR, International Business Program (IBP) e International Management Program (IMP), receberam o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas da PUCPR, Prof. Alex Ferraresi, para um bate-papo. Foram abordados os diferentes modelos de cooperativas no mundo, e os estudantes puderam conhecer um pouco mais do tema por meio de três estudos de caso.

Durante o encontro, que ocorreu no formato online, Ferraresi abordou a origem das cooperativas e como esse modelo de negócio continua sendo atrativo para gestores que buscam sustentabilidade social, econômica e ambiental. O professor enfatizou ainda o papel das cooperativas como o coração da economia paranaense.

O encontro faz parte de uma iniciativa que busca integrar os programas de Mestrado e Doutorado da PUCPR com a graduação. De acordo com o professor Caio Camargo da Silva, que ministra nos programas internacionais da Escola de Negócios, o plano é estreitar os laços entre o ensino e a pesquisa dentro da Universidade. “O bate-papo com o professor Ferraresi foi pensado para trazer aos estudantes o que está na vanguarda do conhecimento em modelos de negócios internacionais, para aproximá-los dos nossos programas de pesquisa e, por consequência, aproximá-los do mercado”, reforça.

A professora Juliana Costa, que também participou do bate-papo sobre cooperativas, acrescenta que os estudantes dos programas internacionais da Escola de Negócios da PUCPR são continuamente inseridos em ambientes que geralmente são acessíveis apenas para grandes executivos. “A PUCPR proporciona a esses estudantes contato com CEOs e pesquisadores de primeira linha do Brasil e do mundo, para que desenvolvam capacidades de líderes globais”, diz a professora.

Programas internacionais da Escola de Negócios

O International Management Program (IMP) e o International Business Program (IBP) são coordenados pelo professor Allan Inacio, que reforça o compromisso global dos programas. “Tanto o IMP quanto o IBP são programas 100% internacionais, em que os estudantes têm aulas inteiramente em inglês durante um programa único de vivências no contraturno. Eles também requerem que o estudante passe um período estudando em uma das instituições parceiras da PUCPR no exterior para que possam conquistar uma dupla diplomação”, explica o coordenador.

A Escola de Negócios da PUCPR tem parceria para dupla diplomação com mais de 15 instituições ao redor do mundo. A dupla diplomação consiste em cursar uma parte da graduação no Brasil e ao menos um ano na instituição parceira no exterior, o que permite um diploma de graduação ou pós-graduação pela universidade estrangeira, além do diploma da PUCPR.

Conheça o International Management Program (IMP) e o International Business Program (IBP).