Escola de Negócios

Escola de Negócios - 30 set 2021

Estudantes de Administração Internacional da PUCPR elaboram estratégias para empresa de paragliders com atuação mundial

Projeto “Business Tournament” permite que empresas lancem desafios para estudantes proporem soluções em situações reais

estudantes-de-administracao-internacional-business-tournament-paraglider-sol

Os estudantes do curso de Administração Internacional (International Management Program – IMP) e do (International Business Program – IBP) da Escola de Negócios da PUCPR participaram, durante os meses de agosto e setembro de 2021, do projeto “Business Tournament”, no qual um empresário ou empreendedor do mercado lança um desafio para os estudantes praticarem e desenvolverem propostas e soluções para uma empresa e uma situação real. Para o professor Caio Camargo da Silva, corresponsável pelas atividades do curso, o Business Tournament faz parte de uma série de atividades e projetos de alto nível que promove o contato dos estudantes de negócios com profissionais e empresários em conversas, aulas e desafios, durante as tardes de estudos na PUCPR.

Neste caso específico, os estudantes trabalharam com o desafio proposto pela empresa SOL Paragliders, do empresário e empreendedor Ary Pradi. A empresa, situada em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, atua no mercado brasileiro de paragliders com a venda de parapentes e de roupas esportivas. Além disso, a marca exporta produtos para mais de 70 países. Para o professor Karlan Muniz, corresponsável pela atividade do Business Tournament, esse trabalho, ao lidar com uma marca de expressão e que transmite um estilo de vida para esportistas e consumidores que valorizam a aventura e a capacidade de voar, serve de inspiração para possibilidades diferenciadas de ações e estratégias de mercado e aproximação dos clientes da marca.

Os desafios da empresa para os estudantes envolveram a elaboração de estratégias para a expansão da marca SOL Sports, de roupas e acessórios, e a exportação da marca para o mercado chinês, que possui características e desafios próprios. Para a professora Juliana Noschang da Costa, corresponsável pela dinâmica que durou três semanas, esses desafios permitiram aos estudantes utilizar os conhecimentos da sala de aula e apresentar as propostas ao próprio empresário no fim do processo. O projeto ainda possibilitou uma conversa muito enriquecedora com o empresário Ary Pradi, que contou sobre sua jornada empreendedora e aprendizados para a empresa alcançar um lugar entre as melhores do mundo no setor de paragliders.

SAIBA MAIS SOBRE O  IBP E O IMP