Escola de Negócios

Escola de Negócios - 20 abr 2021

Estudantes das graduações internacionais da Escola de Negócios participam de mesa-redonda sobre estudos no exterior com doutores em Administração

Francielle Frizzo e Fabrício Stocker, ambos professores com PhD, compartilharam suas experiências de estudos no exterior

Os estudantes dos programas de graduação internacional da Escola de Negócios da PUCPR, o International Business Program (IBP) e o International Management Program (IMP), participaram de um encontro online com dois profissionais de Administração que viveram experiências de estudo no exterior durante suas jornadas acadêmicas para obtenção do doutorado. Os estudantes da PUCPR que participaram da mesa-redonda devem sair do Brasil nos próximos semestres para cursarem uma parte de seus estudos no exterior e, assim, obterem dupla diplomação em graduação ou mestrado em instituições parceiras da PUCPR.

No bate-papo, os doutores em Administração de Empresas, Francielle Frizzo e Fabrício Stocker, falaram sobre suas experiências internacionais, tanto para a obtenção do doutorado, quanto experiências de intercâmbio com outras finalidades. Os convidados também falaram sobre o processo para a obtenção de visto, organização de documentação, moradia, seguro saúde, adaptação ao país e ao novo idioma, entre outros elementos importantes para o andamento de um processo de intercâmbio.

Perfil dos convidados

Francielle Frizzo é doutora em Administração de Empresas pela UFPR e fez o período de doutorado sanduíche na British Columbia University (BCU) em Vancouver, no Canadá, durante seis meses. Segundo Frizzo, a experiência de estudar em uma das escolas de negócios mais renomadas do mundo trouxe uma vivência ímpar, pois toda a dinâmica de estudos, a relação com os professores e pesquisadores só foram possíveis por conta do intercâmbio. Durante a conversa com os estudantes, a convidada afirmou que a vivência internacional a fez crescer profissionalmente e pessoalmente, e aconselhou que os estudantes façam amizades com estrangeiros e treinem o uso do inglês ao máximo.

Fabrício Stocker é doutor em Administração de Empresas pela FEA/USP em co-tutela com a Erasmus University of Rotterdam, na Holanda. Ele cursou o período de doutorado sanduíche em Amsterdã, onde viveu por um ano, além de ter sido pesquisador visitante na University of Amsterdam e na Rotterdam School of Management. O professor relatou que a experiência de morar em Amsterdã foi muito positiva e enriquecedora, pois teve contato com pessoas de diversas culturas e obteve conhecimentos que dificilmente conseguiria se tivesse ficado somente no Brasil durante sua formação. Além desta experiência, Fabrício contou que já fez trabalho voluntário no Egito e foi palestrante convidado do projeto TED Talks.  “Além de uma boa formação acadêmica, cada vez mais outras questões se mostram importantes no currículo de um profissional qualificado. Fazer trabalho voluntário te dá uma bagagem única e te fortalece enquanto pessoa e profissional”, disse Stocker durante o bate-papo.

A professora Juliana Noschang da Costa, tutora do Programa Vivências Práticas dos cursos internacionais da Escola de Negócios, afirma que o compartilhamento de experiências é algo enriquecedor para os acadêmicos que estão prestes a sair do Brasil para estudar. “É muito bom poder ouvir relatos de pessoas que já passaram por situações similares e saber como elas enfrentaram isso”, afirmou a professora, que também concluiu o doutorado na Universidade de Massachusetts (UMASS), em Amherst, nos Estados Unidos.

O professor Caio Camargo da Silva, também tutor nos programas internacionais, diz que nas graduações internacionais da Escola de Negócios, o programa de vivências práticas complementa a formação curricular dos estudantes e promove a multidisciplinaridade e interculturalidade, trazendo referências no mercado e na academia para a sala de aula.

Saiba mais sobre o IBP e o IMP.