Escola de Negócios

Escola de Negócios - 12 abr 2021

Egresso da graduação internacional da Escola de Negócios conversa com calouros sobre tripla diplomação e intercâmbio

Josef Back participou de um encontro com os estudantes do primeiro período para sanar dúvidas e relatar sua experiência

Em 6 de abril, os estudantes do primeiro período do International Management Program (IMP), o programa de graduação internacional ofertado pela Escola de Negócios da PUCPR, participaram de um bate-papo online com um egresso do curso, Josef Back, recém-graduado na primeira turma do IMP. Back obteve, além do diploma de graduação em Administração da PUCPR, mais dois diplomas de graduação fora do país: um da Cardiff Metropolitan University, do Reino Unido, e outro da Varna University of Management, na Bélgica.

Josef compartilhou com os calouros sua experiência de intercâmbio e contou sobre seus desafios e conquistas durante o período de estudos na Europa. O Alumni deu dicas sobre documentação, testes de proficiência em língua estrangeira, rotina em uma universidade estrangeira e convivência com uma cultura diferente. Ele destacou ainda sua evolução pessoal e profissional   após a experiência proporcionada pelo International Management Program da PUCPR. O recém-graduado revelou que o nível de cobrança dos professores é alto em universidades estrangeiras, o que, na opinião dele, possibilita um aprendizado ainda mais intenso.

Leia mais: estudantes do programa de tripla diplomação da PUCPR têm pesquisa aprovada na Bulgária e Reino Unido

Para a professora Juliana Noschang, tutora do Programa de Vivências Práticas dos programas de graduação internacional da Escola de Negócios, o bate-papo com Josef foi um tira-dúvidas e uma troca de experiências ímpar para estudantes que estão iniciando a jornada acadêmica no IMP. “Eles estavam conversando entre seus pares e puderam compartilhar dúvidas com Josef, que acabou de passar pela incrível experiência de um ano de intercâmbio para obter a tripla diplomação”, disse a professora.

O professor Caio Camargo da Silva, também tutor do Programa de Vivências Práticas, pontua que as experiências dos Alumni, que já passaram pela Universidade e hoje encontram-se em papéis de destaque em suas atividades profissionais, são fontes de inspiração para os professores também. “Dá confiança de que estamos no caminho certo”, ressalta.

A Escola de Negócios conta com 19 instituições parceiras para dupla diplomação no exterior, distribuídas em mais de 14 países. Nos programas internacionais da PUCPR, a dupla diplomação consiste em cursar uma parte da graduação na Universidade e ao menos um ano na instituição parceira no exterior, o que resulta em um diploma de graduação ou pós-graduação pela universidade estrangeira.

Quer conhecer mais sobre os programas internacionais da PUCPR e conversar com renomados professores e profissionais internacionais? Saiba mais sobre o IBP e o IMP.