Escola de Negócios

Escola de Negócios - 10 jun 2021

Consultora da PWC em Luxemburgo fala sobre carreira internacional e ecossistemas de inovação com estudantes da Escola de Negócios

Daniela Cedola compartilhou suas experiências de trabalho no Brasil, na Inglaterra e em Luxemburgo, comentando sobre trabalhar em um ambiente multicultural

Muitos estudantes almejam uma carreira de sucesso internacional, mas têm muitas dúvidas sobre qual caminho trilhar para chegar lá. Para entender sobre a importância em saber escolher onde se quer trabalhar e compreender que residir no exterior requer informação e preparo, os estudantes dos programas de graduação internacional da Escola de Negócios, o International Management Program (IMP) e o International Business Program (IBP), receberam a consultora da PWC em Luxemburgo, Daniela Cedola, para um bate-papo descontraído sobre o tema.

Durante o encontro, Cedola contou sobre como, desde o primeiro emprego no Brasil, cultivou contatos e a curiosidade em aprender sempre mais, buscando se capacitar constantemente para que estivesse preparada quando oportunidades se apresentassem. Essa busca por aprimoramento inclui estudos em língua inglesa, dedicação à formação acadêmica e a incessante busca pelo conhecimento.

A profissional falou sobre a experiência com trabalhos na União Europeia e descreveu alguns times com os quais trabalhou, revelando sobre como é trabalhar ao lado de pessoas oriundas de diversas nacionalidades engajadas em um mesmo propósito. A convidada também relatou algumas questões culturais, buscando referências em suas vivências profissionais no Brasil, na Inglaterra e, agora, em Luxemburgo.

Além de falar sobre sua trajetória profissional, Cedola explicou sobre os ecossistemas de inovação, mostrando que há países que concentram certos tipos de indústrias e que são reconhecidos por elas. Assim, segundo a convidada, há maior possibilidade de ingressar em determinada área se o profissional está inserido neste ecossistema. Ela citou vários exemplos, dentre eles, o de Luxemburgo, que se trata de um polo de instituições financeiras de grande destaque na esfera global.

A PWC é uma empresa de prestação de serviços em auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de negócios e assessoria em transações.

Para os professores Juliana Costa e Caio Camargo, tutores nos programas internacionais da Escola de Negócios da PUCPR, a troca de experiências com profissionais reconhecidos e qualificados que trabalham no exterior apresenta para os estudantes um horizonte possível de ser alcançado.

Saiba mais sobre o IBP e o IMP.