Escola de Negócios

Escola de Negócios - 10 jun 2021

Comércio exterior simplificado é tema de encontro entre estudantes e delegada adjunta da Receita Federal do Paraná

O bate-papo abordou temas como importação e exportação, pirataria, contrabando, impostos e tributos, o conceito do Operador Econômico Autorizado (OEA) e o estudo de Fluxo Logístico e Documental da Receita Federal

Como parte de um projeto da Receita Federal do Paraná para se aproximar das universidades e levar aos estudantes discussões sobre Comércio Exterior, os estudantes dos programas de graduação internacional da Escola de Negócios, o International Management Program (IMP) e o International Business Program (IBP), tiveram a oportunidade de participar de um encontro com a Delegada Adjunta da Receita Federal, Juliana Simas de Macedo. No encontro foram abordados temas como importação e exportação, pirataria, contrabando, impostos e tributos, entre outros.

Macedo falou sobre o conceito do Operador Econômico Autorizado (OEA), que é uma certificação concedida a operadores de cadeia logística internacional que atendem aos níveis de confiabilidade, segurança e conformidade, seguindo os critérios estabelecidos em seus Programas OEA. Esses programas estão em operação em mais de 83 países, sendo que no Brasil, há duas modalidades de OEA: Segurança e Conformidade. O programa OEA – Segurança é constituído por critérios de seguridade aplicados à cadeia logística e o OEA – Conformidade consiste em critérios em relação às obrigações tributárias e aduaneiras.

A delegada explicou que houve um estudo de Fluxo Logístico e Documental na Receita Federal recentemente (também conhecido como TRS – Time Release Study), que se baseou em uma metodologia recomendada pela Organização Mundial das Aduanas (OMA). O estudo diz que, a partir da análise dos dados e detecção de algo fora do padrão, ações devem ser tomadas em conjunto com os interventores. De acordo com a convidada, esse estudo gera indicadores estratégicos que auxiliam na tomada de decisão e na melhora dos processos da Receita Federal.

Parcerias com a Universidade

Para os professores Juliana Costa e Caio Camargo, tutores dos cursos internacionais da Escola de Negócios, a união dos conhecimentos e a parceria entre governo e Universidade é de extrema importância para os estudantes e para a sociedade, pois auxilia na formação de cidadãos com maior conhecimento e melhores habilidades.

Saiba mais sobre o IBP e o IMP.