Destaque - 29 set 2021

Programa de inovação em saúde da PUCPR está com inscrições abertas

6ª edição do HiPUC ocorrerá de 5 a 7 de novembro e é aberta para estudantes de todas as áreas do conhecimento

inovação-saúde-empreendedorismo

A 6ª edição do Programa Health Innovation da PUCPR (HiPUC) chegou, trazendo inovação, ciência e empreendedorismo. O projeto proporciona treinamento intensivo e imersivo para capacitar estudantes a criarem soluções inovadoras e criativas para problemas de saúde. Em uma maratona de 3 dias, de 5 a 7 de novembro, eles se reunirão com professores de diversos cursos em busca de soluções para temas centrais de saúde.

Neste ano o tema do programa é “O futuro da saúde é digital”, com foco na inserção exponencial e definitiva da inovação tecnológica na saúde. Utilizando a metodologia do design thinking, as equipes multidisciplinares buscarão soluções com criatividade e colaboração dentro dos seguintes subtemas: educação, prevenção e promoção à saúde; tratamento personalizado e digital; monitorização e diagnósticos de doenças; e manejo e uso de dados em saúde.

Os estudantes que já tiverem ideias podem inscrever seus projetos, porém, não é preciso ter uma ideia para participar: é possível inscrever-se apenas como participante e integrar um dos grupos posteriormente.

O HiPUC irá selecionar ao todo 12 projetos dentro dos temas apresentados e ofertará 60 vagas para a participação de estudantes. O programa ocorrerá de maneira presencial, seguindo todos os cuidados de biossegurança e distanciamento ao promover oficinas práticas para os estudantes. Ao final, cada equipe poderá realizar o pitch do seu projeto para uma banca de jurados e o grupo vencedor ganhará uma viagem para conhecer um dos maiores ecossistemas de inovação do Brasil, a rede de saúde integrada Dasa, em São Paulo (SP).

O programa é uma ótima oportunidade para futuros empreendedores, que terão a chance de aprender com grandes nomes, professores, formar equipes e tirar ideias do papel. Podem se inscrever no HiPUC os estudantes de graduação e pós-graduação da PUCPR. As inscrições vão até o dia 20 de outubro e todos os participantes receberão certificado digital de participação.

Soluções interdisciplinares

Elisa Guimarães Forchezatto, estudante do 7º período de Medicina, participou do HiPUC em 2019. Ela conta que não conhecia muito sobre inovação em saúde na época, e que aprendeu a aplicar esse conceito no seu dia a dia. “Vou levar essa experiência para sempre, porque acredito muito no valor da inovação pra melhorar acesso das pessoas à saúde, métodos de diagnóstico, e para tornar a Medicina mais humana”, reflete.

Elisa destaca que a participação de pessoas de outras áreas é fundamental. “A forma que encontrei de ampliar mais o acesso a esse tipo de projeto foi criando uma liga acadêmica, chamada LAEMPIS. Nós capacitamos os estudantes durante o ano para que possam participar de forma ainda mais ativa do HiPUC”, conta. O LAEMPIS promove uma base teórica com palestras de profissionais da área, com encontros mensais e virtuais em decorrência da pandemia.

A coordenadora do curso de Medicina da PUCPR, Maíra de Mayo Loesch, destaca o caráter interdisciplinar do programa. “O profissional do amanhã precisa ter uma visão empreendedora e aprender a trabalhar em meio a uma cultura ágil para alcançar uma melhor competitividade no seu campo. Essas são habilidades que serão trabalhadas com os participantes”.

saiba mais sobre o evento e inscreva-se