Mestrado e Doutorado

Mestrado e Doutorado - 09 nov 2020

Professor de Medicina da PUCPR é o primeiro cirurgião brasileiro a integrar organização internacional

Além de lecionar, o médico proctologista também atua nos hospitais Cajuru e Marcelino Champagnat

Kotze; professor de medicina; IOIBD

Paulo Gustavo Kotze, médico proctologista e professor de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da PUCPR, foi o primeiro cirurgião brasileiro e o primeiro paranaense a integrar a International Organization For the Study of Inflammatory Bowel Disease – IOIBD (Organização Internacional para o Estudo das Doenças Inflamatórias Intestinais), no dia 20 de outubro.

Antes de Kotze, apenas o médico paulista Flávio Steinwurz, um dos pioneiros a se especializar no tratamento dessas doenças, fazia parte da organização, sendo o primeiro brasileiro a entrar para a IOIBD.

Atuação na Medicina

Além de lecionar na Universidade, Paulo Kotze também atua nos hospitais do Grupo Marista. Foi fundador do Serviço de Coloproctologia do Hospital Universitário Cajuru (HUC) e é cirurgião coloproctologista do Hospital Marcelino Champagnat. A coloproctologia é uma especialidade médica que se debruça sobre o diagnóstico e tratamento de doenças intestino delgado, intestino grosso (cólons), reto e ânus.

No próximo ano, Kotze deve ministrar uma palestra de apresentação na IOIBD sobre suas pesquisas relativas à doença de Crohn, que causa inflamações sérias no trato gastrointestinal, e a Retocolite Ulcerativa, abordando questões clínicas e cirúrgicas dessas enfermidades.