Fique por dentro

Fique por dentro - 14 maio 2019

Workshop Wittgenstein trouxe discussão de impacto internacional sobre as fronteiras do pós-humanismo para a PUCPR

A sexta edição do Workshop Wittgenstein, realizado pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGF) da PUCPR, aconteceu na semana passada, nos dias 09 e 10 de maio, na Universidade. O evento contou com a presença de professores com renome nacional e internacional para discutir o tema proposto: “Realidade, Linguagem e Cognição: Fronteiras do Pós-Humanismo”.

“As fronteiras do pós-humanismo não revelam apenas uma certa ficção associada às biotecnologias, inteligências artificiais e ciências cognitivas, mas ao contrário, permitem um enfrentamento crítico, em outras palavras, filosófico, de um certo otimismo iluminista.

Deveríamos, portanto, perguntar-nos como certas perspectivas pós-humanistas e transhumanistas, mais do que romper com os vínculos biológico-evolucionistas, responderiam à questões como a categoria do Outro, da pobreza, do enfrentamento de doenças básicas e, provavelmente, de um novo modo de concebermos o humano a partir do conceito de ‘cidadania digital’.

É importante notar que o conceito de “pós-humanismo”, assim como qualquer outro, deveria passar, necessariamente, por uma profunda avaliação do pluralismo ensejado pelos diversos campos de investigação. Sem tal realidade, a ciência torna-se mais uma ideologia entre tantas outras”, apontou o professor Léo Peruzzo, organizador do evento.

Recomendadas para você