Destaque - 03 nov 2020

PUCPR cria a cátedra Hans Jonas

Pensador nascido na Alemanha se debruçou sobre temas como proteção ambiental, dignidade dos seres vivos e bioética

cátedra hans jonas; hans jonas; escola de educação e humanidades; bioética; proteção ambiental

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR recebeu, no dia 27 de outubro, a aprovação de sua primeira cátedra pelo Conselho Universitário da Universidade: a Cátedra Hans Jonas. Ela é resultado de mais de dez anos de pesquisas sobre o trabalho do autor no Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) que consolidaram a PUCPR, a nível nacional e internacional, como um dos principais polos de estudos sobre a filosofia de Jonas.

Hans Jonas, falecido em 1993, foi um pensador de origem judaico-alemã que concentrou seus trabalhos nas questões éticas criadas pela tecnologia e em estudos sobre a vida, como proteção ambiental, dignidade dos seres vivos e bioética. O autor defendia que a sobrevivência da humanidade depende dos esforços feitos por ela para cuidar o planeta.

Obra conectada à atualidade

A intenção da criação da cátedra é aprofundar os estudos das obras de Jonas, reunindo estudantes, professores e pesquisadores de filosofia e outras áreas correlatas. De acordo com o professor Jelson Oliveira, um dos coordenadores da cátedra, essa é uma forma de articular, de maneira interdisciplinar, temas como ontologia, ética, antropologia filosófica, filosofia da técnica, da bioética e da história da religião, que compõem o cerne da obra do pensador.

“Com a criação da Cátedra nesse momento, a PUCPR faz um gesto importante de incentivo às pesquisas e aos debates em torno de temas centrais da obra de Jonas, que estão entre os grandes desafios teóricos e práticos do Brasil contemporâneo, como a proteção ambiental, a dignidade de todos os seres vivos e as exigências da bioética, colocando-se em sintonia com os reiterados anseios do Papa Francisco”, explica Oliveira.

Além de Oliveira, os professores Anor Sganzerla, do Programa de Pós-Graduação em Bioética (PPGB), e Geovanni Moretto, coordenador da graduação em Filosofia da PUCPR, também coordenam a cadeira, reunindo as diferentes áreas do conhecimento abarcadas pela obra de Jonas.

Estudos reforçados

A Cátedra Hans Jonas se junta às iniciativas que deram origem à criação do Grupo de Trabalho Hans Jonas da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) e ao Centro Hans Jonas Brasil, também sediado na PUCPR.

Com ela, serão reforçadas as atividades de ensino, pesquisa e extensão ligadas à filosofia jonasiana, assim como a tradução de textos originais e de comentadores, além da elaboração e publicação de artigos e livros em quatro domínios teóricos: gnose, vida, técnica e responsabilidade, tão presentes na obra de Jonas.