Planeta PUC

Planeta PUC - 26 abr 2021

Segunda temporada do projeto Pense PUCPR oferece preparação para prova do Enem

Conteúdos são gratuitos e preparados por professores e estudantes da Universidade

Em 2020, quase 6 milhões de pessoas se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na versão física e digital. A prova, muito importante para o início da vida universitária, demanda bastante estudo: bons resultados no Enem ajudam a conquistar a tão sonhada vaga na Universidade.

A segunda temporada do Projeto Pense PUCPR foi elaborada para oferecer preparação para aqueles que vão fazer a prova do Enem em 2021, visando conteúdos atuais e úteis, desenvolvidos pelos professores e estudantes de licenciatura da Universidade, com base na Matriz de Referência do Enem (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias).

Os materiais serão disponibilizados de forma gratuita pelo canal da PUCPR no Youtube. Durante todas as quartas-feiras a partir de 28 abril, as lives irão aprofundar conteúdos pertinentes sobre os principais assuntos aplicados no exame.

Preparação de qualidade

Segundo o professor Ericson Falabretti, decano da Escola de Educação e Humanidades, o projeto busca unir a formação prática dos futuros professores, que podem vivenciar o planejamento e aplicação das aulas, à necessidade dos estudantes de Ensino Médio, especialmente os de escolas públicas, que estão em ano de vestibular e, muitas vezes, têm dificuldade de se preparar de forma específica para as provas, no contexto de isolamento social.

“Consideramos que seria fundamental oferecer um conteúdo organizado, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular e áreas demandadas pelo Enem e, também, estratégias de aprendizagem, preparando o estudante tanto do ponto de vista psicológico quanto teórico. Abordaremos, por exemplo, ‘como fazer uma redação do Enem”, ‘como se preparar emocionalmente para a prova’ e ‘como montar um argumento para a redação’”, conta Falabretti.

Além disso, de acordo com o professor, para tornar a experiência de aprendizagem ainda mais interessante, os estudantes universitários e os professores da PUCPR estarão juntos nas lives, interagindo com os estudantes do Ensino Médio. “Isso traz olhares diferentes para as questões, o que torna o processo mais dinâmico”.

A primeira live ocorre dia 28 de abril, às 17h. Nesta primeira conversa, será possível conhecer melhor o Pense PUCPR, a escola de aplicação virtual da Escola de Educação e Humanidades da Universidade.