Escola de Educação e Humanidades

Escola de Educação e Humanidades - 05 set 2019

Lançamento do livro: O Futuro da Filosofia, de Léo Peruzzo

Conforme apresenta o organizador da obra, Léo Peruzzo, professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, “quando ao pensamento fazemos certas perguntas, às vezes, nos deparamos com uma infinidade de possibilidades. Algumas questões são diluídas; outras questões aparecem com mais âmago. Somos silenciados por temas que repercutem diretamente em problemas de natureza ontológica, lógica, epistemológica, estética e ética. Algum grau de ceticismo, associado aos elementos anteriores, corrói a vagueza de nossas perplexidades. Como apresentar bons argumentos, raciocínios e respostas à questão acerca do Futuro da Filosofia? Que tipo de exercício filosófico pode coexistir num contexto de pluralidades e relativismos? Estas questões, e uma série de outras, passam, necessariamente, pelo esmero conceitual de uma metafilosofia.

A provocação desta obra, inserida no cenário da Filosofia Contemporânea, é oportunizar distintos argumentos que constituem um possível itinerário ao desenvolvimento do Futuro da Filosofia”. E complementa: “Além destas questões, o cenário político-social torna urgente a retomada da reflexão como forma de pensar o espaço público e, mais do que nunca, a influência que o exercício filosófico de pensar representa para todas as ciências.

A Ciência, antes de um procedimento indutivista aleatório é resultado de um esforço racional dos pesquisadores envolvidos. É no pensar que ocorre a criação, a descoberta e a prospecção de novas fronteiras para o conhecimento”

* A obra conta com a colaboração dos professores Paulo Margutti (FAJE), Sofia Stein (Unisinos), Plínio Smith (Unifesp), Darlei Dall´Agnol (UFSC), Susana de Castro (UFRJ), Antonio Valverde (PUCSP) e Bortolo Valle (PUCPR).

* A obra será lançada no mês de outubro.