Planeta PUC

Planeta PUC - 07 ago 2018

Bacharelado ou licenciatura?

Um único curso pode oferecer caminhos diferentes dependendo da sua escolha

Pode parecer simples à primeira vista. Bacharelado é para quem atuar no mercado e licenciatura para quem quer dar aula. Certo?

Certo! Mas não é só isso. Esses dois diferentes tipos de graduação, mesmo que na mesma área, conduzem a um modelo de estudo bem diferente, adaptado ao objetivo final. Além disso, se formar para ser professor possibilita outras opções além dessa e nada impede que um bacharel venha a lecionar, dependendo de como complementar sua graduação.

A principal diferença entre essas formações é que, na licenciatura existe a presença de disciplinas ligadas à prática pedagógica, ou seja, matérias que ensinam a ensinar. Elas podem se estender por vários temas como didática, metodologia de ensino, políticas educacionais, gestão escolar, entre outras.

Depois da graduação, é comum que o licenciado siga se aprimorando na produção científica. Para adquirir a capacidade de atuar em níveis de formação maiores do que o ensino médio, como ser professor de faculdade, é preciso adquirir níveis de conhecimento mais elevados, passando a se tornar especialista, mestre, doutor e assim por diante.

Já o bacharelado se trata de um curso mais aberto, direcionado à atuação no mercado. No entanto, também é possível que, depois de formado, o bacharel se volte à educação, fazendo um mestrado na área, por exemplo. Ao adquirir capacidade de docência, ele poderá dar aulas.

Como decidir entre licenciatura e bacharelado?

Uma das saídas para quem está em dúvida entre essas as duas possibilidades é simplesmente fazer as duas. Algumas universidades viabilizam a inclusão de matérias da licenciatura no bacharelado e vice-versa, proporcionando o exercício de ambas as ocupações.

Vale lembrar que as licenciaturas representam uma grande demanda no Brasil. Cada vez menos profissionais se formam com o intuito de serem professores. De acordo com o último Censo do ensino superior, enquanto o número de bacharéis aumentou em mais de 1.000, o de licenciados caiu de 7.920 para 7.629.

Lembre-se- que o autoconhecimento é o caminho para qualquer boa decisão.  Não deixe de pensar no que combina com você. Boa escolha!