Relacionamento Ensino Médio

Relacionamento Ensino Médio - 21 nov 2019

7 áreas de atuação do profissional de Matemática

Além de formar professores, a Licenciatura em Matemática pode abrir possibilidades para atuar em diversas outras áreas, que vão da Medicina ao Design de Produtos.

Se você ainda está em dúvidas sobre qual graduação quer seguir e não sabe o que esperar do curso, confira agora sete áreas de atuação do profissional de Matemática e decida seu futuro na área!

1. Docência

Essa é a área de atuação mais conhecida para matemáticos. Quem cursa Licenciatura em Matemática explora o saber das ciências exatas em sinergia com abordagens mais dinâmicas de aprendizagem, buscando melhores maneiras de desenvolver o interesse pela disciplina nas escolas de ensino fundamental e médio. Além disso, o curso prepara o estudante para perceber a prática docente como um processo de criação e reflexão em que novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente.

2. Produção de Material Didático

Outra demanda contínua é área de produção de material didático. O profissional formado em Matemática pode elaborar materiais em diferentes suportes, para etapas e contextos diversos da educação básica e suas modalidades, transpondo criativamente a produção científica relevante para a esfera do aprendizado.

3. Pesquisas

Já imaginou ser um pesquisador após concluir sua formação? A carreira científica é uma das possibilidades do estudante do curso de Matemática. Muitos deles fazem essa escolha para trabalhar em universidades e publicar trabalhos originais e relevantes para a sociedade.

Após a graduação, você pode começar com a pós-graduação e seguir com mestrado, doutorado ou até pós-doutorado. O importante é escolher a área na qual você tenha curiosidade e desejo de aperfeiçoamento, além da instituição onde vai conduzir seus estudos.

4. Medicina

O profissional matemático pode contribuir, sim, com a área médica. Existem diversas oportunidades de trabalho na farmacologia, por exemplo, em que um ele analisa o mecanismo de remédios e suas concentrações.

A radiologia também precisa do Matemático para análise de imagens. O mesmo acontece com imagens de tomografias e ressonâncias que devem ser quantificadas.

5. Design de produtos

A área de Design de Produtos também demanda profissionais da matemática. Isso porque, além de realizar testes nas embalagens, o Matemático precisa simular a funcionalidade para verificar sua eficácia no uso pela população. O trabalho desse profissional no design de produtos é, portanto, uma maneira de otimizar as formas das embalagens.

Para entrar na área, o ideal é que o estudante inicie sua carreira na forma de estágio profissional em empresas de design de produtos e embalagens. Após a graduação, é possível cursar uma especialização para se destacar no segmento.

6. Economia

O profissional de matemática entra no ramo da economia para fazer projeções de riscos e melhorar o gerenciamento de investimentos, além de realizar modelagens de sistemas financeiros.

Ele pode atuar em empresas públicas ou privadas. Também é possível trabalhar com consultoria para veículos de comunicação e outros empreendimentos. O mercado financeiro é bastante amplo, sendo uma das áreas mais procuradas pelos profissionais.

7. Informática

Se você é um craque nos números e adora informática, o curso de Matemática pode ser uma boa opção para você. Os profissionais matemáticos podem criar algoritmos para softwares e aplicativos, por exemplo, ou então colaborar no desenvolvimento de outras tecnologias.

Antes de se decidir pelo curso de Matemática, é ideal que você analise suas habilidades e sua interação com as disciplinas das ciências exatas, como Física e Química. Não deixe de conhecer mais sobre o curso se você gosta da área e está sempre em busca de conhecimento!

Se identificou? Aproveite para conhecer as formas de ingresso na PUCPR: você pode fazer parte da Melhor Universidade privada do Paraná (Times Higher Education) por meio do vestibular agendado, Enem, transferência ou reabertura de matrícula. Se essa for sua segunda graduação, além de não precisar realizar o vestibular, você ainda terá 20% de desconto no curso.

Quero cursar Matemática