Destaque - 23 set 2020

A união entre prática jurídica e estudo acadêmico

Professor de direito na PUCPR há 20 anos, Oksandro também atua como advogado e comanda um escritório próprio

oksandro; professor oksandro; oksandro gonçalvesOksandro Gonçalves é professor da PUCPR há 20 anos, lecionando sobre Direito Empresarial pra turmas de graduação, especialização, mestrado e doutorado. A carreira como advogado, porém, começou antes disso e só foi possível com muita assertividade: na época do vestibular, a família de Oksandro queria que ele estudasse Medicina. Ele até prestou o vestibular, mas também se inscreveu para o Direito na PUCPR. Quando esta última vaga chegou, ele e a família abraçaram a oportunidade.

Desde o começo, Oksandro se encantou com o Direito Empresarial. “Naquela época, a área ainda era chamada Direito Comercial”, relembra o professor. Seu primeiro estágio durante a Universidade foi também o único: “eu me esforcei e me dediquei muito e fui convidado para permanecer, depois de formado, como sócio do escritório de advocacia onde eu trabalhava”, conta.

Novos caminhos

Dez anos mais tarde, Oksandro decidiu abrir o próprio escritório, focado, é claro, em sua área de especialidade: o direito empresarial. Segundo o professor, o início de carreira e a decisão de empreender trazem diversos desafios, mas é possível ter sucesso. E ele também dá dicas: “no começo, pode ser difícil, mas quem procura um advogado precisa de confiança e isso você adquire e demonstra estudando bastante, aprofundando-se no caso e se dedicando a ele”, argumenta Oksandro.

Atuando no mercado da advocacia há 23 anos, Oksandro também entendeu que um outro aspecto é importante para conquistar um lugar no mercado: entender bem quem é o seu público. “Hoje, no meu escritório, atendemos de forma personalizada cada cliente e é isso que os atrai. Sempre que eles me ligam, tenho ciência sobre o andamento de cada caso. Isso transmite confiança e é valorizado”, explica. O advogado também cita o caso de egressas da PUCPR que criaram um grupo de Direito Penal focado em mulheres, para que elas se sintam mais confortáveis sendo assessoradas por advogadas. “E, claro, tem aqueles que vão para um nicho ultra específico. Eu faço tudo na área de Direito Empresarial, mas outros advogados se direcionam para alguma área dentro dessa”, comenta.

Motivação e satisfação andam juntas

A atualização constante e a atenção necessária em cada caso são os principais fatores que mantêm o professor motivado todos os dias. Além das atualizações e mudanças nas legislações, o dia a dia é desafiador. “Por mais que eu já tenha estudado muita coisa, sempre surge uma novidade, uma abordagem nova e coisas novas que posso usar”, observa.

Foram os estudos, inclusive, que trouxeram a oportunidade de lecionar. Depois de concluir a graduação na PUCPR e uma especialização, ele tornou à casa para fazer um mestrado. “Fui da segunda turma do Mestrado em Direito na PUCPR, nos anos 2000”, recorda-se. Nos corredores da Universidade surgiu o convite para ser professor. Segundo ele, algo não planejado, mas que, hoje, o traz muita alegria. “Por algum motivo, na época um dos professores saiu em caráter de urgência. Então a coordenação do curso me convidou para continuar a disciplina. Topei na hora, nem titubeei. Por sorte era Direito Empresarial, a que eu mais gosto e conheço”, brinca Oksandro.

Para ele, a trajetória profissional levada em conjunto com a acadêmica foi fundamental para melhorar, ainda mais, a qualidade das aulas oferecidas aos estudantes. “Mesmo no início da carreira, conseguia fazer a costura necessária entre a prática jurídica e o estudo acadêmico”, explica.

Depois do mestrado, Oksandro foi aprovado no processo de professor titular e partiu em busca do Doutorado, mesma época em que estruturava seu escritório. “Não foi fácil fazer as duas coisas ao mesmo tempo”, relembra. Em 2010, tornava-se Doutor em Direito. “Quando terminei não senti alívio, senti felicidade. Era um caminho se abrindo e uma consolidação da minha carreira como advogado”.

O professor, que já passou por diversas funções administrativas na PUCPR, hoje se dedica somente ao escritório e à formação dos advogados nos programas de pós-graduação e graduação. “Sinto muita satisfação em ser as duas coisas: advogado e professor”.