Escola de Direito

Escola de Direito - 03 maio 2021

Integrantes do Núcleo de Estudos em Direito Internacional dos Direitos Humanos são premiados em cortes simuladas estaduais

Estudantes se destacaram na II Competição Baiana de Direitos Humanos e na V Pré-moot da UFPR

Em dezembro de 2020 e em abril de 2021, estudantes do Núcleo de Estudos em Direito Internacional dos Direitos Humanos (NEDIDH) da PUCPR se destacaram em competições de cortes simuladas no Paraná e na Bahia. Marina Vernetti e Gabrielle Sasaki e Silva foram classificadas para a semifinal da II Competição Baiana de Direitos Humanos, enquanto Gabriel da Silva e Pedro Henrique Spagnol se destacaram no V Pré-moot da UFPR.

“A participação foi uma experiência de muito valor. Tive a oportunidade de melhorar minha oratória, além de praticar minha argumentação e poder conhecer e interagir com novas pessoas”, conta Marina Vernetti, estudante de Direito da PUCPR que foi premiada como 2ª melhor oradora do estado, no evento realizado em dezembro de 2020.

Já para a estudante de Direito Gabrielle Sasaki e Silva, que participou da CBDH pela segunda vez como oradora, a corte simulada ajudou a aperfeiçoar habilidades necessárias para a atuação profissional, além de motivá-la a buscar um mestrado internacional na área de direitos humanos. “Em ambas as ocasiões, a competição agregou muito para minha vida acadêmica. Foram oportunidades únicas de fazer contato com profissionais da área de todo o mundo”, relata.

Destaque em corte simulada paranaense

Gabriel da Silva foi premiado como 3º melhor orador da parte das Vítimas do V Pré-moot da UFPR, em abril de 2021. Ele e Pedro Henrique Spagnol, ambos estudantes de Direito da Universidade, se qualificaram à semifinal da competição.

Para Gabriel, o desenvolvimento de pesquisas e a participação como orador em competições em Direitos Humanos foram enriquecedores e gratificantes. “Me deu uma nova perspectiva da vida e da realidade, assim como o comprometimento com a efetividade dos Direitos Humanos na sociedade”, comenta.

“Além de aprender muito sobre um conteúdo de forma mais aprofundada, pude desenvolver inúmeras habilidades que são essenciais, como o trabalho em equipe, organização, inteligência emocional e habilidades de escrita e oratória”, conta Pedro Henrique.

Estudo e prática de Direitos Humanos

O Núcleo de Estudos em Direito Internacional dos Direitos Humanos (NEDIDH) é um projeto vinculado à Clínica de Direitos Humanos do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), coordenada pela professora Danielle Pamplona. As atividades são realizadas desde 2016 e hoje estão, também, sob a orientação da professora Juliana Montenegro. O grupo trabalha na preparação de graduandos para competições nacionais e internacionais de cortes simuladas de Direito Internacional dos Direitos Humanos (“moots”).

O Núcleo participa de 4 moots anuais: o Pré-Moot da UFPR, em Curitiba; a Competição Baiana de Direitos Humanos (CBDH) da UFBA, em Salvador; o Inter-American Moot (IAmoot) da Washington College of Law, em Washington (DC); e o Nelson Mandela Human Rights World Moot (NMmoot), em Genebra.