Gente da PUC

Gente da PUC - 30 out 2020

Clareza de objetivos, estudo e dedicação para uma carreira sólida

Professora de Direito na PUCPR, Liliane Busato soube cedo o caminho profissional que queria seguir e usou essa certeza e muito estudo para alcançar seus sonhos

Professora Liliane à esquerda, durante formatura de Direito da PUCPR.

O Direito foi a área que melhor traduziu os anseios profissionais de Liliane Busato. Foi analisando o que era importante para sua carreira que ela escolheu o caminho – e o começou bem cedo. Liliane se formou pela PUCPR aos 22 anos e foi certeira no ramo que seguiria: direito processual civil. Assim que conquistou o título de bacharel, surgiu um processo seletivo para lecionar na disciplina de estágio civil, também na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. A jovem advogada foi aprovada, mas isso foi só o começo.

Na sequência, Liliane conquistou o primeiro lugar no concurso da Procuradoria do Banco Central do Brasil no Paraná. Lá, teve uma carreira ascendente até ser promovida a procuradora-chefe, função que ocupou por 17 anos. Aposentou-se no BC, mas nem por isso parou com a prática no dia a dia: voltou para a advocacia privada, é conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil, professora da Escola da Magistratura Estadual do Paraná, da Escola Superior de Advocacia da OAB e de cursos jurídicos. E, claro, é docente da graduação em Direito e coordenadora da especialização em Direito Processual Civil, juntamente com a Professora Helena Coelho. “Quero trabalhar para o resto da minha vida!”, brinca.

A experiência e os incentivos

Liliane foi homenageada pela turma da filha. Na foto, as duas se abraçam durante a cerimônia de colação de grau.

A experiência de tantos anos à frente da Procuradoria do Banco Central, assim como o constante aprimoramento, com a conclusão do  mestrado e doutorado, trouxeram à Liliane um conhecimento profundo da área em que se especializou. Ela tinha contato com diversos casos, de diferentes complexidades, muitos desafios e a necessidade de estar atualizada. Essa experiência foi compartilhada com os estudantes em sala de aula, para aproximá-los e prepará-los melhor para a prática profissional. “Eu acredito que foi o casamento perfeito, porque uma carreira complementava a outra”, explica. E, ainda, inspirou gerações de estudantes. “Muitos alunos da PUCPR ocupam posições de destaque na Magistratura, Procuradoria e Ministério Público”, comenta, orgulhosa.

Lecionando há 35 anos – sempre com a disciplina de Processo Civil – a professora encontra reforços constantes para a missão de ensinar. “Já recebi muitas homenagens das turmas, mas acho que um dos dias mais marcantes para mim, foi quando um aluno me falou: ‘Profe, sabe por que a gente gosta tanto da sua disciplina? Porque você entra feliz na sala para ministrar as aulas’. Aquele foi um dos maiores reconhecimentos que já recebi”, conta. Liliane também teve uma honra complementar: foi escolhida Nome de Turma pela classe da própria filha, também graduada em Direito pela PUCPR.

Desafios que valem o esforço

Liliane; professora liliane; direito na PUCPR; direito processual civil; direitoA professora sabe dos desafios de quem escolhe o Direito: curso árduo, concursos concorridos, diversos profissionais na área, mas reforça que vale a pena. “Não sou isenta sobre esse assunto, porque sou apaixonada pelo Direito”, comenta, rindo. “Mas para mim é o melhor curso, pois prepara o aluno para a vida”, defende.

Mesmo os concursos públicos, muitas vezes com centenas de concorrentes, são uma boa opção, segundo Liliane. “Passar em um concurso assegura uma vida estável e isso, com certeza, é muito importante. Além de você viver com dignidade, sendo remunerada de forma justa pelo seu trabalho”, explica. De acordo com ela, estudar muito é fundamental, pois só assim conseguimos conquistar nossos sonhos.