Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 05 mar 2020

PUCPR recebe jornalistas da RPC e RICTV em aula inaugural de Jornalismo

“Welcome Day” trouxe profissionais do mercado para compartilharem suas experiências com os calouros

Eduardo Scola e Camila Barbieri no evento Welcome Day.

O curso de Jornalismo da PUCPR promoveu, nesta quarta-feira, a segunda edição do Welcome Day, aula inaugural de recepção para os calouros. A jornalista Camila Barbieri, da RPC, e o jornalista Eduardo Scola, da RICTV, relataram suas trajetórias em um painel sobre possibilidades no Jornalismo e experiências profissionais.

Além disso, os novos alunos puderam se familiarizar com os projetos e oportunidades oferecidos pela universidade, evidenciados em uma apresentação da coordenadora do curso, Suyanne Tolentino. A decana da Escola de Belas Artes, da qual o curso de Jornalismo faz parte, Ângela Leitão, fez a abertura do evento.

A produtora audiovisual da RPC e ex-aluna da PUCPR, Camila Barbieri, entende que é muito importante que os alunos tenham contato com quem já está inserido no mercado de trabalho, principalmente no momento de transformação que vive o Jornalismo. “Às vezes, saímos da faculdade achando que só tem um caminho a seguir, e hoje se exige que o profissional consiga trabalhar em todas as áreas e plataformas”. Ela afirma ainda que a área da comunicação não é fácil, mas acredita que, se o trabalho é feito com paixão e confiança, traz bons resultados.

Já para o repórter da RIC Record TV, Eduardo Scola, o aprendizado diário e o networking são os segredos para crescer na profissão. Ele recomendou que os estudantes se aproximem de profissionais da área e que aproveitem as oportunidades de estágio, que constituem momentos privilegiados de aprendizagem.

A estudante do 1º período, Letícia Fortes, conta que ouvir as histórias de profissionais do Jornalismo alimenta ainda mais o sonho de se tornar uma jornalista de sucesso. “É uma meta a ser atingida, um sonho possível. Eles podem ser o que vamos nos tornar um dia”. Sobre suas expectativas para essa nova etapa, a caloura espera conseguir cumprir o papel social do jornalista e usar a informação de maneira benéfica para as pessoas.

Reportagem adaptada do Portal Comunicare, escrita pela aluna do curso de Jornalismo Laura Luzzi.