Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 13 mar 2020

Projeto de comunicação desenvolvido por alunos da PUCPR é indicado a prêmio

iHub de Inovação, do TRE-PR, se destacou no WeGov, evento de comunicação do setor público

Sete alunos do curso de Jornalismo da PUCPR participaram do desenvolvimento de um projeto de comunicação premiado do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. O iHub de Inovação em Comunicação produziu conteúdo jornalístico para os canais oficiais do Tribunal durante oito semanas, e ganhou segundo lugar entre cases de comunicação e inovação no WeGov, evento para profissionais de comunicação do setor público.

O projeto começou a ser desenvolvido em setembro de 2019, e os estudantes cumpriram 200 horas de estágio obrigatório não-remunerado durante a elaboração. Ao final, todos foram efetivados. Rubiane Kreuz atua como coordenadora de Comunicação Social do Tribunal, tem formação em Direito e, agora, é estudante do 7º período de Jornalismo na PUCPR. Foi ela quem convidou os colegas para participarem do iHub. “O setor tinha a estrutura física, mas precisava de pessoas com conhecimento na área de jornalismo. Por isso, fizemos uma parceria com a PUCPR para trazer os alunos para a imersão”, explica. Segundo Rubiane, o Laboratório irá recrutar outros jovens para o time em julho deste ano.

Rita Vidal é uma das sete estudantes que participou do projeto, e conta que o setor de Comunicação do TRE estava em busca de pessoas que tirassem suas ideias do papel. “A Justiça Eleitoral usa muitos termos complicados, e nossa missão era comunicar sobre esse mundo para as pessoas de uma forma mais fácil de entender”, explica. Para Rita, a experiência foi uma oportunidade de executar tudo que aprendeu na faculdade dentro do mercado de trabalho, além de proporcionar troca de experiências com profissionais da área.

A coordenadora do curso de Jornalismo da PUCPR, Suyanne Tolentino, explica que o estágio obrigatório passou a fazer parte da grade do curso em 2016, como forma de inserir os alunos no ambiente profissional. “É sempre um aprendizado. Depois que o estudante mostra seu trabalho durante o estágio, a chance de permanecer na empresa ou receber outras propostas é bem maior”. Para Suyanne, o sucesso do projeto no TRE mostra que as competências desenvolvidas em sala de aula estão alinhadas com as necessidades da profissão.

A coordenadora aconselha ainda que os alunos interessados em expandir seus horizontes fazendo estágio procurem os serviços do PUC Carreiras, que disponibiliza diversas vagas no setor para quem deseja aprender mais.