Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 27 fev 2020

Escola de Belas Artes recebe estudantes e professores de Arquitetura da Kent State University

Equipe passará a semana estudando os impactos da indústria automobilística na urbanização de Curitiba

Estudantes e professores da universidade norte-americana Kent State University vêm à PUCPR para estudos

O Laboratório de Cidades da Escola de Belas Artes da PUCPR recebeu pela primeira vez, nesta segunda-feira (17), um grupo de estudantes e professores da universidade norte-americana Kent State University. Durante a semana no Câmpus, a equipe irá estudar os impactos das mudanças na indústria automobilística nas cidades, além de outros assuntos da área de Arquitetura e Urbanismo.

O arquiteto e diretor de Cultura e Esporte da PUCPR, André Turbay, conta que a relação entre a Kent University e a PUCPR começou a se fortalecer em 2015, por meio do Cleveland Urban Design Collaborative, laboratório de desenho urbano da Kent. O projeto é semelhante ao Laboratório de Cidades da PUCPR, o que motivou a parceria. “Agora nós recebemos esse grupo para trabalhar especialmente com os impactos da remodelação do transporte e do setor automobilístico”, explica Turbay.

Segundo o arquiteto, o entorno da PUCPR se torna interessante nesse estudo por conta das transformações na Linha Verde, além do Prado Velho e do Rebouças, brownfield de Curitiba – antiga área industrial que precisa ser remodelada e gerar outras atividades.

Para dar as boas-vindas aos estudantes, foi organizada a apresentação dos laboratórios CUDC (Cleveland Urban Design Collaborative), pelo Diretor Associado da Faculdade de Arquitetura da Kent State University, Quilian Riano, e do Laboratório de Cidades da PUCPR, pela coordenação da Escola de Belas Artes. Durante a tarde, o lançamento oficial das atividades foi apresentado, juntamente com a pesquisa Warren, por estudantes do CUDC. Logo em seguida, foi realizada uma visita ao IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba).

No decorrer da semana, serão realizados Workshops e visitas de campo, para melhor compreensão das áreas de intervenção, limites da sustentabilidade, e planejamento urbano em Curitiba.

A professora de Design Camila Teixeira é uma das representantes responsáveis pelo projeto e diz que a parceria é uma oportunidade de interdisciplinaridade para os estudantes das duas universidades, devido aos vários projetos de extensão e às atividades vinculadas aos laboratórios. “A ideia é que a gente aproxime o Laboratório de Cidades do Cleveland Urban Design Collaborative para que a gente possa criar mais projetos para os estudantes”, explica.

Matéria adaptada do Portal Comunicare, portal experimental do curso de Jornalismo da PUCPR, escrita pelas alunas Brunna Gabardo e Isadora Diep.