Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 19 set 2019

Curso de Teatro da PUCPR apresenta ciclo de leituras dramáticas 2019

O evento é produzido pela turma do 6º período para a disciplina Projeto de Montagem I

O Curso de Bacharelado em Teatro da PUCPR apresenta o Ciclo de Leituras Dramáticas 2019. O evento conta com cinco Projetos e será realizado no dia 25 de setembro, a partir das 19 horas na Caixa Preta (Sala Laboratório Laercio Ruffa) – Labcom (Laboratório de Comunicação e Artes). A atividade será realizada pelos estudantes do 6º período e sinaliza o início das escolhas dos grupos para a realização das suas pesquisas para o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) que ocorrerá no semestre que vem.

Para o professor Cicero Lira, professor da disciplina Projeto de Montagem I, o Ciclo de Leituras este ano está bastante diversificado, com temas que reforçam as relações humanas, o drama, a comédia e o teatro do absurdo.  Alguns textos são contemporâneos e bastante conhecidos do grande público, outros não foram encenados com tanta frequência no país. O Ciclo de Leituras começa com “Nossa vida não vale um Chevrolet”, de Mario Bortolotto; “Neva”, de Guilhermo Calderón; “Três Mulheres Altas”, de Edward Albee; “Aquela Vez”, de Samuel Beckett e “In On It”, de Daniel Maclvor. O Projeto Ciclo de Leituras Dramáticas conta ainda com a orientação dos professores Silvia Monteiro (Direção Teatral I), Marcelo Munhoz (Interpretação para TV e Cinema), Paulo Vinicius (Poéticas Cênicas II) e Doris Beraldo (Orientação Vocal).

CICLO DE LEITURAS DRAMÁTICAS 2019 – CURSO TEATRO
Data: 25 de setembro
Horário: 19h às 22h
Local: Caixa Preta (Sala Laboratório Laercio Ruffa) – Labcom (Laboratório de Comunicação e Artes)
Entrada: Gratuita

Título: Nossa vida não vale um Chevrolet
Autor: Mario Bortolotto
Elenco: Aline Santos, Gustavo Piaskoski, Mariana Rodrigues, Paula Todesco, Valdir Hoffmann e Vinicius Serafin.
Sinopse: Cada família é um mundo. Um mundo caótico. Cheio de riscos, escolhas e falta de escolhas. “Nossa Vida Não Vale um Chevrolet” acompanha os dilemas de quatro irmãos que lutam por sua sobrevivência entre rajadas de ódio e desilusão disparadas por uma vida sempre bandida.

Título: Neva
Autor: Guilhermo Calderón
Elenco: Bruno Ducate, Milena Ricato e Raquel Queiroz
Sinopse: Domingo, 22 de janeiro de 1905. Dentro de um teatro em São Petersburgo, um grupo de atores esperam a chegada do resto da companhia para começar o ensaio. Enquanto isso, nas ruas, o massacre que marcou o início da Revolução Russa acaba de começar. São as angústias desse paralelo que o diretor e dramaturgo chileno Guilhermo Calderón nos propõe com a peça Neva.

Título: Três Mulheres Altas
Autor: Edward Albee
Elenco:   Isabela Maria, Isabella Artigas e Izadora Artigas
Sinopse:   A peça reflete de uma maneira cômica e ao mesmo tempo cruel sobre a vida humana, na perspectiva de três mulheres de diferentes gerações – uma na juventude, uma na meia idade e uma próxima a morte.

Título: Aquela Vez
Autor: Samuel Beckett
Elenco: Alini Maria, Isabella Mello, Lucas Ribeiro.
Sinopse: Um ouvinte e três vozes relembrando momentos passados. A partir das memórias que se confundem, o autor busca provocar uma reflexão sobre o tempo e convida o público a experimentar diferentes sensações auditivas.

Título: In On It
Autor: Daniel Maclvor
Elenco: Arthur Santarosa e Victor Freitas
Sinopse: O texto explora com simplicidade o equilíbrio entre drama e comédia com um olhar metalinguístico sobre o teatro. São três realidades distintas (que se sobrepõem e se cruzam): A PEÇA, que trata da história de Ray; o ESPETÁCULO, onde Brian e Brad discutem a peça e sua relação amorosa e o PASSADO que conta como eles se conheceram e se tornaram amantes.