Destaque - 23 maio 2019

Por que fazer um curso na área da saúde na PUCPR?

Universidade é a melhor na área entre as instituições particulares de ensino do Brasil

Você escolheu uma das carreiras na área da saúde como o seu futuro profissional? Muito bem, o primeiro passo para o seu sucesso já foi dado! Depois, é preciso tomar outra decisão igualmente importante para o seu futuro: em qual instituição devo cursar a minha Graduação?

Com 60 anos de história, a PUCPR foi eleita a melhor universidade particular do Brasil em ensino na área de saúde, segundo o Times Higher Education World University Rankings 2019 para assuntos clínicos, pré-clínicos e de saúde. A classificação é uma das três mais influentes e observadas do mundo em educação superior e colocou a universidade na posição de 601+ melhor do mundo.Graduação Farmácia PUCPR área da saúde em alta

Para fazer a classificação, o Times Higher Education (THE) utiliza uma metodologia de análise com cinco indicadores: Ensino (ambiente de aprendizagem), Pesquisa (volume, investimento e reputação), Citações (influência da pesquisa), Perspectiva Internacional (equipe, estudantes e pesquisa) e Renda vinda da Indústria (inovação). Além do primeiro lugar em Ensino, entre as universidades privadas, outro resultado de destaque foi o 3º lugar em Perspectiva Internacional, entre as universidades públicas e privadas do País.

Além desse destaque, todas as graduações da Escola de Ciências da Vida (ECV) foram remodeladas, contando com um novo formato de ensino que visa atender às necessidades da sociedade moderna, em constante evolução tecnológica. A ECV reúne 12 cursos de Graduação e três de Pós-Graduação Stricto Sensu e oferece um modelo de ensino integrado, dando mais autonomia para os estudantes e ainda se conecta com a constante inovação na atuação profissional.

Após um processo de benchmarking com estudantes, egressos e sociedade, foi pensado em um eixo comum às graduações com quatro grandes conhecimentos a serem construídos: plano de carreira docente, pesquisa científica, empreendedorismo e ações educativas. Uma imersão de uma semana com profissionais de inovação em educação da Universidade de Harvard também contribuiu com a consolidação do projeto. Graduação em Enfermagem PUCPR área da saúde é a melhor do Brasil

Para a decana da Escola de Ciências da Vida da PUCPR, professora Renata Iani Werneck, um mundo cada vez mais complexo exige profissionais que atuem de forma dinâmica e em diferentes âmbitos sociais. “Qual o melhor profissional para atuar nas ciências da saúde e da natureza? É aquele tecnicamente competente, que tem uma visão global de tudo o que acontece, que sabe pensar como um empreendedor, busca soluções para os problemas, entende que cada profissional tem seu espaço de ação e que todos juntos podem buscar soluções mais eficazes”, afirma.

As competências comuns da Escola serão desenvolvidas de maneira interprofissional pelos estudantes, que recebem certificações ao longo da sua trajetória na Universidade. Assim, acadêmicos de diferentes formações aprendem juntos e têm a possibilidade de flexibilização do currículo com formações variadas. Eles poderão escolher dentre um rol de disciplinas vivenciadas na forma de trilhas, entre elas: Gourmet, Saúde do Idoso, Fitness/Wellness e Cuidados Paliativos.

Outro ponto de destaque na renovação da Escola é a busca pela internacionalização. Ao longo de cada semestre, disciplinas da grade curricular são oferecidas em inglês. O programa de dupla diplomação com universidades internacionais reconhecidas, já presente em grande parte dos cursos, será ampliado.

Graduação em Fisioterapia da PUCPR cursos de saúde foram remodeladosCom a participação em disciplinas mais amplas, a aplicação de conhecimentos básicos na prática se torna prioridade e é potencializada a partir de ações na comunidade e no atendimento de pequenos grupos pelos estudantes. Quanto à área de pesquisa, o contato com professores dos programas de pós-graduação contribui não só com o projeto de conclusão de curso como incentiva a produção de pesquisas, processos ou produtos a partir do acesso ao conhecimento científico multiprofissionalmente.

Todas essas iniciativas tornam o egresso da PUCPR um profissional extremamente conectado às transformações exigidas pelo mercado de trabalho e alinhado às práticas mais modernas da área da saúde. Quer ser um profissional preparado para os desafios da saúde no século XXI? Para o vestibular de inverno, que tal ingressar em Odontologia, Medicina Veterinária ou Psicologia?
Além dessas graduações, a Escola de Ciências da Vida oferta os seguintes também os cursos de Agronomia, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia e Nutrição.