Destaque - 04 dez 2020

“Nossa missão é dar um atendimento humanizado, cuidar da pessoa como um todo e não só tratar o problema dela”

Valéria está buscando um caminho de carreira que combine sua formação em Nutrição com a segunda graduação em Odontologia

Valéria; Odontologia; Nutrição; transição de carreira; segunda graduação
Valéria em seu consultório, atuando como Nutricionista.

A empatia e a atenção com o outro tem sido cada vez mais fundamentais para a saúde das relações. Valéria Spengler Dietrich aprendeu cedo a importância disso, principalmente em sua área de atuação.

Valéria se formou em Nutrição pela PUCPR em 2012 e a escolha pelo curso, aos 14 anos, deu-se justamente, pelo cuidado e a atenção que recebeu. Ela foi inspirada pela profissional com quem fazia acompanhamento nutricional. “Eu achava muito incrível o que ela fazia e me identificava, então escolhi o curso muito nova”.

Inquietações

Depois de trabalhar com nutrição de merenda escolar e hospitalar, além de duas pós-graduações na área, ela começou a mudar um pouco o encaminhamento da carreira. “Eu queria sair daquilo com que estava acostumada”, conta Valéria. “Foi aí que decidi empreender”.

Valéria; Odontologia; Nutrição; transição de carreira; segunda graduação

Ela abriu uma clínica junto com o noivo, há três anos. Valéria, atendendo como nutricionista, e ele, como cirurgião dentista. Mas a convivência diária com o trabalho do companheiro teve um efeito maior: despertou o interesse dela pela Odontologia. “Sentia que faltava alguma coisa, queria aplicar coisas diferentes”, relembra.

O processo de tomar coragem e voltar aos bancos da Universidade, porém, não foi rápido. Muitas questões passavam pela cabeça de Valéria que, afinal, já tinha uma carreira. “Acho que hoje as pessoas estão mais abertas a isso, mas eu ainda tinha aquele medo de mudar, até porque quando somos adolescentes, sentimos que temos de escolher uma coisa para o resto da vida”, explica. Mas deu tudo certo.

Saiba mais: escolher uma graduação – como decidir e o que fazer quando está em dúvida

Caminhos combinados

Hoje, Valéria é estudante do segundo período de Odontologia na PUCPR. Além de ver uma grande interface entre os dois caminhos profissionais, ela pretende levá-los em paralelo. Mesmo ainda tendo profissões diferentes, ela já consegue trabalhar em conjunto com o noivo: “a nossa missão é dar um atendimento humanizado, cuidar da pessoa como um todo e não só tratar o problema dela”, comenta, trazendo à tona, novamente, a empatia e o cuidado que aprendeu ainda na adolescência.

E isso pode ser feito de formas simples, mas efetivas, segundo Valéria. Ela explica que quando tiramos o dente do siso, por exemplo, geralmente somos orientados a aproveitar a oportunidade para tomar sorvete à vontade. Eles, porém, decidiram ir além, desenvolvendo uma cartilha com dicas de alimentos e receitas que vão além dessa sobremesa, trazendo mais qualidade de vida para os pacientes nesse período.

Futuro encaminhado

A orientação nutricional para o período pré e pós-operatório é, justamente, uma das interfaces possíveis que Valéria já enxerga entre a Nutrição e a Odontologia. “É possível pensar em uma dieta especial para pessoas que fazem cirurgia de implante e têm doenças sistêmicas, como o diabetes”, observa ela.

Vislumbrando o futuro, Valéria pensa em seguir a área de implantodontia e, quando terminar a segunda graduação, seguir para mais uma pós-graduação, desta vez na nova área de trabalho.

Com uma transição de carreira em curso e uma forte vocação para a área de saúde que, essencialmente, ocupa-se com o cuidado do outro, Valéria deixa um conselho: “se você está em dúvida sobre que rumo seguir, pare, pense um pouco e escolha pela razão. Não tem problema”, defende.

Saiba mais: multipotenciais e multicarreiras – que caminhos surgem a partir disso

Se você também quer dar um rumo diferente à sua trajetória profissional estudando Odontologia, conheça melhor o a graduação da PUCPR:

QUERO SABER MAIS SOBRE ODONTOLOGIA NA PUCPR!