Destaque - 05 maio 2021

Hospital Universitário Cajuru ganha novo espaço acadêmico para estudantes da PUCPR

Salas de aula, auditório e espaço multimídia permitirão aliar teoria e prática em cursos da área de saúde

O Hospital Universitário Cajuru, que recebe estudantes dos cursos de saúde da PUCPR para estágios e aulas práticas, ganhou um novo espaço acadêmico. Localizado no prédio do Heliponto, que liga o Cajuru ao Hospital Marcelino Champagnat, o espaço permitirá que os estudantes participem de aulas teóricas e possam praticar conhecimentos na assistência direta aos pacientes, em um único lugar. As atividades no novo espaço começam em 06 de maio.

As novas instalações incluem um auditório equipado com tecnologias de ponta para receber eventos e transmitir procedimentos realizados no hospital em tempo real. As salas de aula são estruturadas para metodologias ativas, assim como as que existem no Câmpus. Já a biblioteca foi transformada em um espaço multimídia interativo, equipado com computadores e bancadas para utilização de estudantes e professores.

Para José Knopfholz, decano da Escola de Ciências da Vida, o espaço representa um marco na história da relação da PUCPR com os hospitais, sendo a materialização da integração entre as duas instituições. “Trata-se de um espaço inovador no design e na estrutura, trazendo a qualidade das salas da PUCPR para dentro dos hospitais. É voltado para todos os estudantes da Universidade, dos mais diversos cursos, e por ser integrado com o hospital oferece a oportunidade de aliar atividades assistenciais e educacionais da melhor forma possível”, conclui.

Todas as graduações de saúde das Escolas de Medicina e Ciências da Vida, assim como cursos de extensão, poderão imergir no ambiente hospitalar e aproveitar a estrutura e tecnologia do Hospital Universitário Cajuru para aprender de forma prática, aliando as vivências ao modelo e estrutura de ensino da PUCPR.